Polo de Saúde em Leopoldina lança programa para tratamento de depressão
25/04/2017 07:36 em LEOPOLDINA

 

Desde 2013, a Organização Mundial de Saúde (OMS) vem alertando aos países a desenvolverem uma política de saúde para combater a depressão, a qual é silenciosa e intervém nas relações sociais, na saúde, no trabalho e na escola. A todo momento, ouvimos falar em suicídio ou na sua tentativa, sendo a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

De acordo com a revista especializada BMC Medicine, o Brasil lidera o ranking mundial de prevalência da depressão. Mesmo sendo difícil o diagnóstico da depressão, uma vez que não aparece em exames de imagem ou laboratório, tal patologia vem crescendo nas estatísticas levantadas pelo Polo de Saúde Agostinho Pestana dentro dos programas ali desenvolvidos.

Segundo a biomédica e referência técnica do Polo em Leopoldina, Natália França Bedim, a depressão em idosos foi constatada de forma gritante e muitas vezes confundida com Alzheimer e outras demências.

Observada essa demanda crescente, a equipe interdisciplinar do Polo de Saúde, composta por assistente social, biomédico, educador físico, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, psicólogo, nutricionista e terapeuta ocupacional, elaborou um programa de combate a depressão que foi entregue para a secretária municipal de saúde, Lucia Gama, que o aprovou com extrema satisfação, acrescentando que tratar a depressão somente com medicamentos é totalmente ineficaz.

O prefeito José Roberto também aceitou o desafio e aprovou o programa elaborado pela equipe do Polo, pois no seu plano de governo para 2017-2020, consta a criação do “Boa Noite Leopoldina”, para combater o uso excessivo de antidepressivo pela população leopoldinense. De acordo com a secretária municipal de saúde, Lúcia Gama, o Programa “Pode Falar” é a expansão da ideia inicial. Para o prefeito e médico, Dr. José Roberto, Leopoldina dá muitos passos à frente com o programa, pois dados da OMS mostram que em 2020, a depressão será a doença mais incapacitante do planeta, superando o câncer e a AIDS.

A Secretaria Municipal informou que o programa terá início na primeira semana de maio.

As informações são da Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina.

Fonte: O Vigilante

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!