Cinco macacos são encontrados mortos no Bairro Santa Clara em Cataguases
26/04/2017 07:36 em REGIÃO

 

Cinco macacos foram encontrados mortos neste domingo, 23 de abril, no bairro Santa Clara, em Cataguases, por moradores. A informação é do coordenador do Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Célio José Vieira, que nesta segunda-feira, encaminhou os animais congelados para Belo Horizonte para serem examinados sobre a causa da morte. 
 
Há suspeita de que os animais possam ter sido mortos por envenenamento, mas nao está descartada a hipótese de febre amarela, revelou Célio Vieira, que fez na segunda-feira e continua nesta terça, uma ação de bloqueio com uso de inseticida, ao mosquito Aedes Aegytpi, que transmite a doença. O coordenador de Endemias revelou ainda que o local onde os macacos foram encontrados era frequentado por eles para comer fruta.
 
imageParalelamente, o Setor de Epidemiologia daquela Secretaria iniciou na segunda-feira, uma campanha de vacinação contra a febre amarela junto aos moradores do bairro, a fim de evitar uma possível propagação da doença pelo mosquito Aedes Aegypti. Tairises Roque, responsável pelo setor informou ao Site do Marcelo Lopes que o trabalho de vacinação vai percorrer todo o bairro e quem já tomou uma dose não precisa repetir, pois já está imunizado conforme as novas regras do Ministério da Saúde em acordo com a Organização Mundial de Saúde.
 
Tairises revelou ainda que desde o início dos registros de Febre Amarela no país e dos casos de macacos mortos em Cataguases a Secretaria de Saúde ainda não recebeu a confirmação de que eles tenham sido vítima desta doença. Ela também aproveita para lembrar que está em andamento no município a campanha de vacinação contra a gripe aconselhando o público alvo a procurar os postos para se imunizarem.
 
Fonte: Marcelo Lopes
COMENTÁRIOS