Secretaria de Saúde de Minas Gerais informa que o medicamento para a pequena Luiza já está em fase de compra
09/06/2017 06:53 em REGIÃO

 

Nesta quinta-feira, 8 de junho, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), entrou em contato com a Redação, informando sobre o caso da pequena Luiza Silva Pessamílio, de 2 anos de idade, que necessita de um medicamento para tratamento de um grave problema de saúde.

Após ganhar espaço nas redes sociais e na imprensa, o caso da pequena Luiza repercutiu e milhares de internautas, de todas as partes do país, compartilharam a situação vivida pela criança e sua família, que residem em Recreio, Zona da Mata de Minas Gerais. Desde o último sábado, 3 de junho, a criança permanece internada na ala pediátrica da Casa de Caridade Leopoldinense, cidade vizinha de Recreio.

Luiza nasceu com uma má formação do útero, descoberta há pouco mais de um ano e de acordo com relato de sua mãe, a filha sofre com sangramentos vaginais bem intensos. “Às vezes o sangramento para, outras vezes não”, explicou a mãe, acrescentando que a princípio o medicamento Onyx pode resolver o problema. “São necessárias 5 doses do medicamento e cada uma custa R$ 6 mil reais, totalizando R$ 30 mil reais. O tratamento pode ser feito em Juiz de Fora, onde já temos o médico na Santa Casa”, afirmou Marisa.

Como o medicamento não é disponibilizado pelo SUS, a família de Luiza procurou a Justiça, que teria determinado o Estado a cumprir a decisão de fornecer o remédio. À reportagem, Dona Marisa comentou: “Faz dois meses e ainda não conseguimos a medicação”, lamentou Dona Marisa.

Secretaria de Saúde de Minas Gerais informa que o medicamento da paciente Luiza já está em fase de compra

Em relação ao caso da paciente Luiza Silva Pessamílio, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou ao jornal O Vigilante Online que “A ação judicial deu entrada na SES-MG, por meio do Núcleo de Atendimento à Judicialização da Saúde, no dia 23 de maio, quando foi constatada a falta de documentos médicos necessários para o cumprimento da demanda. A Secretaria solicitou os documentos pendentes e os mesmos foram recebidos pela Secretaria de Saúde nesta semana, no dia 06 de junho, e então o cumprimento da demanda pôde ser solicitado. Entretanto existe um prazo entre o recebimento da ação e a aquisição e disponibilização do produto, uma vez que o Estado deve seguir a lei de licitações para realizar a compra. Assim, o medicamento em questão, da paciente Luiza Silva Pessamílio, já está em processo de compra.”

A informação foi encaminhada à Redação do jornal O Vigilante Online pela Assessora de Imprensa da SES-MG, Pollyana Teixeira.

Fonte: O Vigilante

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!