SENAI abre em Cataguases o primeiro curso Técnico Têxtil de Minas Gerais
23/08/2017 07:23 em REGIÃO

 

 

O SENAI em Cataguases realizou nesta segunda-feira, às 19 horas, a aula inaugural do curso Técnico Têxtil, que acaba de ser implantado naquela escola graças a uma parceria com a Companhia Industrial Cataguases. Este é o primeiro curso de Técnico Têxtil ofertado pelo SENAI em Minas Gerais. A iniciativa conta com a participação de 15 alunos escolhidos pela empresa e será concluído em março de 2019, conforme revela a Supervisora Pedagógica da escola, Édina Rosária da Silva Oliveira (foto abaixo), acrescentando que o projeto começou a ser elaborado "em meados de 2016".
 
imageParticiparam da aula inaugural, além dos alunos, o diretor presidente da Companhia Industrial Cataguases, José Inácio Peixoto Neto; o diretor do SENAI em Cataguases, Juarez Leonardo Boari; o diretor técnico industrial Marcos Aurélio Sousa Rodrigues; o gerente de RH - Qualidade, Alexandre Xavier e a coordenadora de Desenvolvimento Organizacional, Emanoella Oliveira de Castro. Em seu pronunciamento, Juarez Boari (foto) disse que o SENAI tem como missão "fortalecer a indústria, e o Técnico Têxtil é uma modalidade de excelência para esse fortalecimento pois ao final do curso a empresa receberá um profissional que conhecerá todo o seu processo produtivo sendo capaz de atuar em diversas áreas e conhecer bem os impactos do seu trabalho nos demais setores", explicou.
 
imageJosé Inácio Peixoto Neto (foto) não escondeu sua alegria com a abertura do curso. "É uma oportunidade fantástica de estar adquirindo este conhecimento específico sem abandonar suas atividades do dia-a-dia nem os familiares", salientou, emendando em seguida a parceria entre escola-indústria. "Acredito muito nela (parceria) e a Industrial vai tá sempre apoiando o SENAI. Sabemos que a tecnologia é de extrema importância atualmente, mas sem as pessoas ela não é nada. Portanto, aproveitem esta oportunidade", aconselhou. Ao final agradeceu ao SENAI pelo novo projeto e terminou dizendo que o curso é apenas o "embrião" de outros que virão.
 
imageO diretor técnico industrial da empresa, Marcos Aurélio (foto) lembrou as dificuldades do passado vivenciadas pela empresa para ter um profissional dessa área. "Eu mesmo passei por esta experiência. Tive de fazer um exame de seleção dificílimo na empresa para poder me candidatar a uma das duas vagas em um curso de excelência que era feito no Rio de Janeiro, para onde me mudei e lá fiquei até me formar em Técnico Têxtil", contou. Emanoella aproveitou para informar que o curso vai contar com professores da própria empresa e que parte das aulas, as práticas, serão ministradas dentro da Industrial.
 
imageA aula inaugural propriamente dita foi ministrada por Alexandre Xavier (foto). Ele escolheu falar sobre as origens desta atividade milenar e trouxe o assunto para a realidade da Industrial. Ele contou que o ato de tecer está presente na Mitologia Grega, citou os casos mais famosos em que esta atividade aparece no enredo mitológico e fez a transição para os dias atuais em que as empresas têxteis buscam excelência, qualidade, foco no cliente e preço competitivo, entre outros objetivos para se manterem no mercado. Xavier lembrou aos alunos o que a empresa espera deles e o compromisso que deverão ter com ela "através de uma dedicação determinante na resolução dos problemas, além do envolvimento com cada situação que necessitar da atuação de vocês", salientou. Ao final, desejou sucesso a todos e disse que os alunos que começam aquele curso "têm a oportunidade de fazer história na empresa por serem a primeira turma e porque podem fazer a diferença no dia-a-dia".
 
imageÉdina Oliveira (foto) aproveitou para apresentar os professores do curso. São eles: Gabriel de Paula Batista, Polyanna de Paula Campos, Nagimar Garcia Ferreira, Cleber Resende Martins, Josias Rodrigues Andrade, Marcos Aurélio Sousa Rodrigues, Adair Xavier, Renato Carneiro de Medeiros, Fagner Rodrigues da Silva, Fabiana Caveriano Rocha, Fernando Luiz de Sousa e Felipe Xavier Pacífico, conforme mostra a foto logo abaixo.

Fonte: Marcelo Lopes

image
 


COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!