“Falta água bruta para COPASA de Leopoldina fazer tratamento”, diz mensagem enviada ao jornal
14/10/2017 18:41 em LEOPOLDINA

 

“Urgente, isto não é brincadeira, estamos sem água bruta para a COPASA fazer o tratamento. De três bombas apenas uma está funcionando, outras paradas porque não tem água para puxar”.

Este foi o teor da mensagem recebida na redação do jornal Leopoldinense por uma fonte ligada à Companhia de Saneamento de Minas Gerais-COPASA, na tarde deste sábado,14 de outubro, que optou por não se identificar para não sofrer perseguições no ambiente de trabalho.

O jornal Leopoldinense entrou em contato com o Encarregado do Sistema de Abastecimento da COPASA em Leopoldina, João Batista Barbosa Mendes, e ele confirmou que existe uma certa apreensão quanto a possibilidade do abastecimento ser prejudicado devido à falta de chuvas na região inclusive na cabeceira do Rio Pirapetinga, de onde é captada a água que abastece Leopoldina. Todavia, ele não confirmou a situação relatada pela mensagem enviada ao jornal.

Ele lembrou que existe a previsão de chuvas para este domingo no município de Leopoldina que se for confirmada diminuirá a apreensão. Caso não chova, a tendência é a situação ficar mais crítica e a partir de segunda-feira a COPASA pode divulgar alguma nota a respeito.

João Batista, observou que a cidade recebeu muitos visitantes com o feriado prolongado o que provocou aumento no consumo. Ele também chamou a atenção para o fato de muitas pessoas estarem lavando passeios com utilização de mangueira d´água e que isso pode contribuir para o desperdício e consequentemente para a falta d’água.

Fotografias registradas na tarde deste sábado, 14 de outubro.


 

Dicas da Copasa para economizar água

Devido ao período de estiagem e as altas temperaturas registradas  nestes últimos dias, o nível de água do Rio Pirapetinga, responsável pelo abastecimento de água de 100%  da cidade de Leopoldina está baixo.  É necessário que todos colaborem economizando água evitando desperdícios.

-Um chuveiro aberto durante 05 (cinco) minutos consome, em média, 60 litros de água.

-Uma torneira com um filete de 0,5 mm de vazamento pode  desperdiçar,  em  média,  1.000 litros de água por dia.

-A mangueira é um dos maiores vilões no desperdício de água. Devemos sempre usar o balde para lavar o carro, a vassoura para varrer calçadas, regadores para irrigar jardins, evitando sempre o uso da mangueira para estes fins.

-Quando lavamos as mãos, escovamos os dentes ou tomamos banho, devemos manter a torneira e chuveiros fechados. Tenha os mesmos cuidados quando for lavar as roupas ou a louça.

-Devemos utilizar sempre água do reservatório domiciliar ( caixa d´água), principalmente na pia da cozinha que pode aumentar o consumo em até 100%. Clique no titulo e veja as dicas da Copasa.

-Quando viajar, desligue o registro de entrada de água.

-Vasos sanitários podem consumir até 40 % da água do uso de uma casa; a cada segundo com a descarga apertada, vão embora 02 litros de água.

-Observe sempre a boia da sua caixa d’água. Bóia estragada é água perdida pelo ladrão.-

-O hidrômetro é um grande aliado. Experimente fechar todas as torneiras de sua casa. Se o marcador do hidrômetro não parar, é porque existe vazamento interno. Ligue para a COPASA ou chame seu bombeiro de confiança.

As queimadas prejudicam o meio ambiente devido ao ressecamento do ar, morte da matéria orgânica presente no solo, retirada da vegetação que cobre o solo, aumento a velocidade de água da chuva, reduzindo sua infiltração na terra e assoreando os mananciais.É importante salientar que o fogo não destrói apenas a flora. Todo acervo de vida, micro vida existente no local sofre com o fogo, ou melhor, é eliminada por ele.

Enquanto as chuvas não fizerem nossos lagos, rios e reservatórios voltarem a ter seu nível normal, as pessoas que estão sem água dependem da colaboração e boa vontade dos que ainda tem água de sobra.

Fonte: Jornal Leopoldinense

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!