Família de Laranjal busca doador de medula óssea para menino de 11 anos
18/10/2017 06:48 em REGIÃO

 

A família do menino Gustavo Garonci Guedes de Souza, de 11 anos, que luta contra uma leucemia, tenta conseguir um doador de medula óssea compatível com o garoto. Ele está internado no Hospital Asconcer, em Juiz de Fora, mas, segundo os parentes, os médicos dizem que ele precisa de um transplante com urgência.

Residente em Laranjal, na Zona da Mata mineira, a mãe de Gustavo, Ana Luiza Garonci Guedes, contou ao jornal O Vigilante Online que o filho é portador de uma leucemia linfoide aguda desde 2014 e precisa com urgência de um doador para salvar sua vida. Os familiares e amigos decidiram criar a campanha #umportdsetdspelogustavo para divulgar a busca por uma medula compatível. “Conto com a ajuda de todos vocês para salvar a vida do meu filho. Desde já agradeço a todos e que Deus os abençoe”, desabafa Ana Luiza.

O menino já está inscrito no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), mas precisa aguardar uma fila com pacientes de todo o país. Assim, Ana Luiza pede para que as pessoas se tornem doadoras e aumentem a probabilidade de achar alguém compatível. “O tipo sanguíneo do Gustavo é ‘O+’, basta a pessoa se cadastrar para ser doadora de medula óssea e informar o nome Gustavo Garonci Guedes de Souza e o Hospital Asconcer que ele está internado em Juiz de Fora”, afirmou a mãe.

A medula óssea, tecido líquido-gelatinoso localizado no interior dos ossos, é o segundo maior órgão do corpo humano. A medula é responsável pela produção e manutenção de elementos como as hemácias, leucócitos e plaquetas, que constituem o sangue. As hemácias ou glóbulos vermelhos fazem o transporte de gases, em especial do oxigênio, no sangue; os leucócitos ou glóbulos brancos constituem o sistema de defesa, e as plaquetas são fundamentais no processo de coagulação do sangue.

O cadastramento de candidatos a doação de medula óssea é feito pela Fundação Hemominas e vinculado ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). O interessado em se candidatar deverá se dirigir a uma das unidades de atendimento, onde receberá orientações sobre o cadastramento e a doação da medula óssea. O procedimento é feito de forma bastante segura. Em poucas semanas, a medula estará totalmente recuperada.

Fonte: Jornal O Vigilante Online

Unidades que atendem este serviço:

Cidade Unidade
Além Paraíba      Unidades de coleta e transfusão – Além Paraíba
Belo Horizonte  Hemocentros – Belo Horizonte
Belo Horizonte Unidades de coleta e transfusão – Hospital Júlia kubitschek
Betim     Unidades de coleta e transfusão – Betim
Diamantina Hemonúcleos – Diamantina
Divinópolis Hemonúcleos – Divinópolis
Governador Valadares Hemocentros – Governador Valadares   
Ituiutaba Hemonúcleos – Ituiutaba
Juiz de Fora Hemocentros – Juiz de Fora
Manhuaçu Hemonúcleos – Manhuaçu
Montes Claros Hemocentros – Montes Claros
Passos Hemonúcleos – Passos
Patos de Minas Hemonúcleos – Patos de Minas
Poços de Caldas Unidades de coleta e transfusão – Poços de Caldas
Ponte Nova Hemonúcleos – Ponte Nova
Pouso Alegre Hemocentros – Pouso Alegre
São João del-Rei Hemonúcleos – São João del-Rei
Sete Lagoas Hemonúcleos – Sete Lagoas
Uberaba Hemocentros – Uberaba
Uberlândia Hemocentros – Uberlândia
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!