Mais duas gestantes são confirmadas com o vírus da zika em Juiz de Fora
01/04/2016 09:14 em REGIÃO

 

Juiz de Fora tem quatro casos de gestantes com o vírus da zika. Antes, em fevereiro, duas pacientes foram diagnosticadas com a doença. O número atualizado consta no boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Sáude (SES), nessa terça-feira (29). 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, uma paciente tem 17 anos, mora no Bairro Bonfim e está em acompanhamento particular. O outro caso é de uma gestante de 36 anos, de Rochedo de Minas, que foi atendida na cidade e, por isso, a notificação saiu como Juiz de Fora.

Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os dois novos casos foram repassados ao Estado porque os exames que confirmaram os diagnósticos foram feitos pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Os primeiros diagnósticos de pacientes com vírus da zika foram registrados em fevereiro. O primeiro foi uma grávida de 35 anos que contraiu a doença em Rio das Ostras, região dos Lagos do Rio de Janeiro. O segundo foi uma grávida de 33 anos, que foi contaminada na cidade.

Juiz de Fora está em situação de emergência para doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti desde janeiro.

Mudança no diagnóstico
Minas Gerais tem 789 casos de zika, sendo 108 grávidas confirmados em 2016, segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O aumento significativo no número de registros – o órgão havia divulgado 10 confirmações na semana anterior – se deve a uma mudança na maneira como são feitas as notificações da SES, seguindo definições do Ministério da Saúde.

“Uma vez que é confirmada a circulação de vírus em um local (nos municípios ou, em casos de municípios maiores, nos bairros), não é necessário realizar exames laboratoriais para a confirmação do diagnóstico da doença”, informou a secretaria.

Informações: G1 Zona da Mata

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!