Reunião em Leopoldina define posição contrária à possível reestruturação da 6ª Cia PM Ind
21/11/2017 07:00 em LEOPOLDINA

 

Uma Carta será redigida e enviada ao Governador de Minas, Fernando Pimentel, contendo o posicionamento contrário à alteração em estudo pelo governo e pelo Comando da PMMG, que alterará a condição de Companhia Independente em Leopoldina para Companhia Especial ou Companhia Comum.

Foi realizada nesta segunda-feira, 20 de novembro, às 16h00 no Centro Cultural Mauro de Almeida (antigo Fórum), a reunião destinada a debater apossibilidade de rebaixamento da 6ª Companhia de Polícia Militar Independente, sediada em Leopoldina, de acordo com estudos do governo do Estado de Minas Gerais através do Comando da Polícia Militar de Minas Gerais.

A medida não foi bem recebida pelas autoridades e lideranças locais, muito menos pela população. Idealizada pelo Prefeito Municipal José Roberto de Oliveira, a reunião contou com as presenças de prefeitos e vice prefeitos das cidades vizinhas, vereadores de Leopoldina, secretários municipais locais e regionais, várias lideranças e autoridades do município, além de representantes da 6ª Companhia de Polícia Militar Independente.

A Mesa de Honra foi composta pelo Prefeito de Leopoldina José Roberto de Oliveira, pelo Presidente da ACIL Jairo Seoldo, pelos representantes da 6ª Cia PM Ind – Major Alexandre de Castro Leal e Tenente Getúlio Carlos Rabelo, pelo Comandante do 4° Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Leopoldina – Tenente Guilherme Cantelle, o Presidente da Câmara de Vereadores de Leopoldina Pastor Darci Portela, o Prefeito de Recreio José Maria Barros, Prefeito de Argirita Carlos Aurelio Carminate Almeida (Cacau), Prefeito de Itamarati de Minas Hamilton de Moura Filho, o Delegado de Polícia Dr. Rafael Sporck representando a 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Leopoldina, o vice prefeito de Santo Antônio do Aventureiro – Álvaro Sérgio, o prefeito de Astolfo Dutra – Bruno Ribeiro, o vice prefeito de Cataguases – João Batista (Tita), e o Prefeito de Dona Euzébia, Manoel Franklin Rodrigues.

Primeiro a discursar, o presidente da Câmara de Leopoldina, Darci Portela (foto abaixo), fez um breve pronunciamento manifestando a união da Câmara em relação ao problema abordado naquela reunião e adiantou que a Casa Legislativa encaminhará uma Representação ao Governador do Estado discordando da medida que está sendo discutida sobre o rebaixamento da 6ª Cia PM Ind.

O prefeito de Argirita, Cacau (foto abaixo), expressou seu descontentamento com a medida pretendida pelo governo do estado e declarou apoiar que a Cia Independente continue em Leopoldina.

O prefeito de Recreio, José Maria Barros (foto abaixo) comentou que sua cidade tem passado por diversas dificuldades devido ao reduzido número de policiais, atualmente oito e firmou posição pela manutenção da condição da 6ª Cia PM Independente, pela proximidade do comando.

Falando em nome da 6ª Companhia de Polícia Militar Independente, o Major Alexandre reconheceu aquela legítima manifestação popular e tentou esclarecer alguns aspectos sobre a questão envolvendo o tema da reunião. Sem utilizar o termo “rebaixamento”, o Major Alexandre (foto ao lado) falou da intenção de fazer de forma transparente junto à comunidade sobre a alteração da estrutura policial.

“Existem várias estratégias no Comando da Corporação que visam única e exclusivamente melhorar os serviços da Polícia Militar. Hoje existem assessorias estratégicas no Comando fazendo diversos estudos com o único objetivo de tornar mais operacional e melhor o trabalho de atendimento à população.

Dentro desse contexto, assim como em Leopoldina, aconteceram estudos que contemplam várias unidades do Estado. O estudo mede a capacidade de absorção administrativa de pessoal, de recursos, e o que a população quer é exatamente o que os senhores e senhoras estão aqui reivindicando: policiais, trabalho bem feito, o crime não sendo cometido dentro da cidade, esse é o ambiente que Leopoldina e a região tem nos apresentado”, afirmou o Major.

Dentro do estudo que foi feito, disse o Militar, entre várias propostas, existe uma cujo termo seria uma reclassificação da Unidade que hoje é uma Cia Independente, que tem equivalência com um Batalhão com atividades reduzidas, porque ainda existe a dependência do 21º Batalhão de Ubá, onde a execução orçamentária e financeira são realizadas.

“A reclassificação visa tornar mais fácil a gestão operacional e mais efetiva e eficiente, colocar mais gente na rua e mais recursos na área operacional. O objetivo do estudo é esse”, disse Major Alexandre, acrescentando que a proposta está na seara de estudo e aprovação, a proposta que está sendo acolhida é esta de reclassificação, que não redunda necessariamente em redução de efetivo.

Ele esclareceu que “a intenção da Polícia Militar, acolhendo esta proposta, que eu não sei quando ocorrerá porque nenhum dado, nenhuma diretriz nos foi dada neste sentido, a proposta está sendo acolhida e os estudos estão sendo realizados, tanto na área de efetivo quanto na área de recursos logísticos. Seria ilógico, a corporação preocupada com a comunidade mineira como é, porque Leopoldina recepciona o trabalho da 6ª Cia PM Ind da melhor forma possível e exemplo disso é esse quórum tão representativo aqui presente, seria ilógico qualquer mudança conspirar com a piora ou a redução de qualquer tipo de serviço da Polícia Militar. A qualidade é um princípio basilar que a Polícia Militar tem para fazer a sua estratégia operacional”, concluiu, colocando-se à disposição para esclarecer qualquer dúvida a respeito deste assunto.

Finalizando a reunião assumiu a tribuna o prefeito anfitrião José Roberto de Oliveira (foto ao lado), que após cumprimentar a todos os presentes iniciou seu pronunciamento dizendo que ficou sabendo da possibilidade da restauração da Polícia Militar na rua, o que teria lhe indignado bastante. “Nós não podemos saber da notícia que havia uma restauração na Polícia Militar e que Leopoldina seria rebaixada, na porta de um botequim”, afirmou.

José Roberto disse que respeita o governador, a Polícia Militar, mas não poderia concordar com aquela medida. Relembrou que tomou as medidas necessárias para melhorar a qualidade das instalações da PM na cidade, e mencionou que este ano a Prefeitura já arcou com R$ 137 mil reais com despesas de combustível e manutenção de veículos. “A Polícia Militar tinha que reconhecer isso. O Governador também, pois ele vai decidir com a caneta e aqui em Leopoldina ele ganhou a eleição com o dobro de votos do seu oponente e agora vai virar as costas para o nosso povo?”, indagou o prefeito.

José Roberto relembrou que conversou com o comandante da 6ª Cia PM Ind, Tenente Coronel Giovanni Ramos e depois, em Juiz de Fora, conversou com o Coronel Alexandre Nocelli, comandante da 4ª Região da Polícia Militar, dizendo ao comandante que, com todo respeito, não concordava com tal medida relacionada à Leopoldina.“

Em entrevista ao Jornal O Vigilante Online, concedida logo após o término da reunião, o Prefeito José Roberto afirmou que estava satisfeito com o resultado do encontro, que contou com quase 150 pessoas ouvindo as palavras e as reivindicações.

Ao finalizar, José Roberto declarou: “Nós não vamos aceitar essa condição. Ela pode ser imposta de cima pra baixo, mas não com meu apoio. Eu vou discordar até o final. E vamos aguardar e pedir ao governador Fernando Pimentel, com quem eu tenho um bom relacionamento, para não fazer uma tremenda injustiça com Leopoldina. Nós não merecemos isso e vamos lutar até os últimos dias para reverter este quadro e tenho esperanças que vamos conseguir”, concluiu.

De acordo com as informações uma Carta será redigida e enviada ao Governador de Minas, Fernando Pimentel, contendo o posicionamento contrário à alteração em estudo pelo governo e pelo Comando da PMMG, que alterará a condição de Companhia Independente em Leopoldina para Companhia Especial ou Companhia Comum.

Em entrevista ao Jornal O Vigilante Online, concedida logo após o término da reunião, o Prefeito José Roberto afirmou que estava satisfeito com o resultado do encontro, que contou com quase 150 pessoas ouvindo as palavras e as reivindicações.

Major Alexandre reiterou que não existe nenhuma proposta formal, não há nenhuma diretriz formal para desdobrar alguma medida no momento. “Pode ser que essa proposta seja acolhida ou não, o momento é de estudo e de avaliação. Caso seja acolhida a proposta que está em estudo, o Comando da Corporação tem o compromisso de maior aporte operacional. Nós não vamos tomar uma medida para tornar menos eficiente a Polícia Militar, muito pelo contrário, nós estamos voltados para melhorar os nossos trabalhos. Tudo que pode ser feito em nível de decisão agora é especulação, porque nenhuma diretriz foi estabelecida neste sentido”, declarou.

Prestigiaram a reunião os vereadores Rogério Campos Machado, José Augusto Cabral, Valdilúcio Malaquias (Didi), Dr. José Ferraz, Tião das Três Cruzes, Totonho Pimentel, Valdair Costa, Kélvia Raquel e Helvécio, secretários municipais de Leopoldina, de Cataguases João Paulo Vargas Vairo, o ex-vice prefeito de Leopoldina Darcy Resende, diretores de escolas, representantes de Partidos políticos, estudantes, servidores públicos, sociedade civil organizada, empresários, a Dra. Ana Paula Monerat – vice presidente da OAB – Sub Seção Leopoldina, dentre outros.

Fonte: O VIGILANTE ONLINE

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!