Chuva causa estragos na Zona da Mata
05/12/2017 07:00 em REGIÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Várias cidades da Zona da Mata, sofreram com a chuva nesta segunda-feira (4). Conforme informações da Defesa Civil Estadual, os municípios mais prejudicados são: Rio Casca, Piedade de Ponte Nova, Santa Cruz do Escalvado e Urucânia. Há noticias de alagamentos também em Lajinha, São Pedro dos Ferros e Santo Antônio do Grama. 

A BR-262, que passa por Rio Casca, foi interditada pela enchente e a principal ponte de acesso ao município cedeu. Em Laginha, a rodovia MG-108 também foi interditada, motoristas precisam dar volta pela BR-262 para chegar na cidade.


"Num primeiro momento, estávamos preocupados com as cidades aqui do arco metropolitano, como Ribeirão das Neves, Caeté e, em especial, e Pedro Leopoldo, em função da tromba d’água. Mas, agora, nesta manhã, já temos uma situação mais grave ainda no Leste de Minas. Rio Casca está totalmente alagada. Naquela região já temos municípios em situação muito grave. O que estamos discutindo são providências que vão ter que ser tomadas. A Defesa Civil estadual já está mobilizada. Nós vamos montar um Posto de Comando e Controle lá na região de Rio Casca, que é a mais grave. Aqui nós já temos ações nossas em Caeté e Ribeirão das Neves”, disse o governador Fernando Pimentel nesta manhã.


Ocorrências de destaque na Zona da Mata conforme o último relatório da Defesa Civil Estadual:


Rio Casca – (03 e 04/Dez/17) Inundação e alagamentos. – A Polícia Militar informou que as intensas chuvas que atingiram o município nas últimas horas diversas vias da localidade ficaram alagadas e ficaram inacessíveis. Foi registrada ainda, a queda de uma ponte na área Central do município, aonde o nível das águas chegou a aproximadamente 2,10 metros de altura. Toda a área comercial foi atingida pela força das águas. Por volta das 12h30mim, após novo contato com a Polícia Militar, fomos comunicados que as águas já haviam baixado para 1,5 metros, contudo, estavam com falta de energia em alguns bairros, assim como o acesso à internet. Uma equipe de técnicos da Cedec e do CBMMG, através do BEMAD, foram enviados para o local.


Piedade de Ponte Nova - (03 e 04/Dez/17) Inundação e Deslizamentos. – A Cedec realizou contato com a Sra. Leila (31 98201-5684), Secretária de Saúde do município, que nos informou que devido às intensas chuvas ocorridas ontem e hoje na região, as águas do Córrego dos Martins saíram da sua calha atingiram diversas residências na parte baixa da cidade. Ainda relatou que na parte alta ocorreram vários deslizamentos de encosta que atingiram algumas residências. Algumas pessoas foram encaminhadas para a casa de amigos e parentes. A distribuição de água potável está interrompida.


Santa Cruz do Escalvado - (03 e 04/Dez/17) Inundação e alagamentos. – O Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil comunicou que a chuva de ontem a provocou inundação em grande parte da cidade.

As águas do Ribeirão Escalvado saíram de sua calha aproximadamente 2,60 metros, submergindo algumas residências. Diversas famílias ficaram ilhadas e foram retiradas por funcionários da Prefeitura e PMMG. O CBMMG, através do BEMAD, enviou uma equipe para o local.

Urucânia (03/Dez/17) Deslizamentos. – O prefeito da localidade, Sr. Frederico, informou, que devido à incidência das chuvas na região, ocorreram diversos deslizamentos de terra em muitas áreas de encostas. Não houve registro de vítimas em decorrência do evento. A Administração Municipal está contabilizando os danos e prejuízos. O CBMMG, através do BEMAD, enviou uma equipe para o local.


Fonte: Mídia Mineira/Com informações da Defesa Civil Estadual e da Agência Minas
Fotos: Reprodução Whatsapp
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!