Biomédica de Leopoldina tem projeto de pesquisa publicado em revista científica internacional
18/01/2018 06:38 em LEOPOLDINA

 

Um projeto sobre saúde e a qualidade de vida dos policiais civis desenvolvido pela biomédica Juliane Barros, de Leopoldina, foi publicado na International Journal for Innovation Education and Research (IJIER), revista internacional com publicações de artigos científicos para Educação e Pesquisa em Inovação de alta qualidade. 

Durante mais de um ano Juliane observou o comportamento, atitude e o dia-a-dia de alguns policiais para se inspirar na criação desse projeto que despertou conhecimento e autocuidado com a saúde de todos. 

Segundo relato da biomédica, a população masculina pode ser considerada um dos grupos mais vulneráveis a cursar com doenças crônicas, ao se levar em conta os fatores socioculturais que dificultam a busca de serviços de saúde, bem como a objeção para práticas de prevenção e autocuidado. Tal situação ainda é agravada em policiais, devido às atribuições inerentes da profissão que interferem diretamente no nível de estresse e qualidade de vida destes profissionais. "Percebi como eles eram ansiosos, tinham muita sudorese, taquicardia, hipertensão, mudança de humor, dentre outros fatores. Senti a necessidade de contribuir com a saúde deles de alguma forma", comentou Juliane, explicando que a pressão psicológica que a maioria dos policiais civis sofre com problemas no trabalho, família e relacionamentos são fatores que contribuem para todo esse estresse gerado.

Foi realizado um projeto de extensão que objetivou promover educação em saúde para policiais civis, do sexo masculino, com ênfase no cuidado às doenças relacionadas ao estresse, como a hipertensão arterial e diabetes mellitus tipo 2. Juliane informou que trata-se de um relato de experiência sobre as atividades desenvolvidas com 83 policiais civis, no período de novembro de 2015 a fevereiro de 2016, realizado na 1° Delegacia Regional de Juiz de Fora-MG.

O projeto envolveu a apresentação de banners, palestras e testes para verificação dos níveis pressóricos e de glicemia dos policiais. Ao final das atividades, verificou-se que o projeto teve um desempenho satisfatório e cumpriu com seu objetivo, o que foi verificado diante do engajamento e preocupação dos participantes em melhorar sua qualidade de vida, notadamente em relação às temáticas abordadas. No dia 30 de novembro de 2015 o Espaço Saúde PCMG foi inaugurado em Juiz de Fora, proporcionando aos policiais apoio psicológico, aferição de pressão e teste glicêmico para toda classe.

Juliane Barros destacou o apoio da Fupac - Leopoldina através de sua diretora, Gleides Goes, que apoiou todo o projeto, além da orientação da Karla Villani e apoio de Martha Bezerra, mestras que orientaram no artigo científico. 

 

Fonte: O VIGILANTE ONLINE - José Augusto Cabral

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!