Cataguases recebe encontro da Confederação Nacional dos Municípios
24/02/2018 06:20 em REGIÃO

 

Cerca de 35 prefeitos da Zona da Mata e Vertentes, vice-prefeitos e vereadores de vários municípios da região estiveram em Cataguases na manhã desta sexta-feira, dia 23 de fevereiro, para a Ação Municipalista promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), realizada no Centro Cultural Humberto Mauro. O evento é parte de uma série de encontros que estão sendo realizados no país, em outros 79 municípios. No estado, o encontro tem ainda a parceria da Associação Mineira dos Municípios (AMM).
 
imageO Prefeito de Cataguases, William Lobo, abriu os trabalhos, ao lado dos demais integrantes da mesa de autoridades, Claudiomir José Martins Vieira, Prefeito de São Sebastião da Vargem Alegre e diretor regional da AMM; Soraia Vieira Queiroz, Prefeita de Guidoval; Michelangelo Melo Correa, presidente da Câmara Municipal de Cataguases; Ioannis Grammatikopoulos, o Grego,  prefeito de Muriaé, e Gustavo de Lima Cezário, cataguasense e diretor executivo da CNM.
 
Em seu discurso, Willian citou, nominalmente, todos os prefeitos e vice-prefeitos presentes, agradecendo a presença e participação no encontro. Ele defendeu o fortalecimento do municipalismo para o enfretamento das dificuldades das cidades, lembrando que "em Minas Gerais estamos convivendo com atrasos do governo do estado nos repasses de receitas, como o IPVA e o ICMS, o que vem dificultando sensivelmente a nossa capacidade de honrar com nossos compromissos". O Prefeito lembrou também que os municípios deixaram de contar com cerca de R$ 2 bilhões de receita da União, prometidos pelo governo federal no ano passado, através da Lei de Repatriação.
 
O evento contou com a participação ao vivo do presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, diretamente de Porto Alegre, através de videoconferência. Ele saudou os participantes do encontro de Cataguases e destacou a importância das ações municipalistas que estão acontecendo no país. "Que essa mensagem alcance a opinião pública. É natural que o cidadão cobre do prefeito por mais saúde e educação porque ele vive nas cidades. Mas cabe a nós expor essa dura realidade que enfrentamos, já que os municípios recebem cada vez menos recursos da União e dos estados e são obrigados a assumir cada vez mais compromissos", disse, defendendo o diálogo com as comunidades e a transparência como forma de atrair mais aliados em defesa das causas municipalistas.
 
imageNa sequência, o diretor executivo da CNM, Gustavo Cezário, lembrou as muitas responsabilidades e limites da atuação dos prefeitos, afirmando que "muitas vezes as pessoas criticam a velha política, mas a nova política não está prevista em lei, há limites para inovar a nossa estrutura legal que sustenta a velha política. Prefeito não pode atender a população em detrimento da previsão legal", disse. Ainda segundo ele, é urgente que os prefeitos se unam em torno da entidade para fortalecer as diversas demandas das cidades. Ao final, o consultor da CNM, Ângelo Roncalli (foto ao lado), apresentou uma palestra, mostrando as pautas mais urgentes dos municípios, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2015, que trata da atualização dos programas federais pelo índice oficial de inflação. Ele também fez um balanço das conquistas da Confederação em 2017, como a Medida Provisória que amplia em até 200 meses o parcelamento de dívidas dos municípios com o INSS, e convidou os participantes a estarem juntos com a entidade na XXI Marcha a Brasília, que acontece entre os dias 21 a 24 de maio.

image

image

image

image

Fonte: Marcelo Lopes

 

FFonte: Da Redação

 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!