Alunos do CEFET-Leopoldina criam projeto para auxiliar reabilitação de paciente com AVC
07/03/2018 07:37 em LEOPOLDINA

 

De 13 a 15 de março, alunos e professores do CEFET-MG vão marcar presença na 16º Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), na Universidade de São Paulo (USP), com oito projetos desenvolvidos na Instituição. Dentre eles, está a pesquisa “Realidade aumentada como terapia espelho no tratamento pós-AVC”, realizada pelos alunos Davi Guerra, Antony Leme, orientados pelo professor Samuel da Costa Basílio, todos do campus Leopoldina, e coorientados pela fisioterapeuta Rafaela Satil.

Baseado na terapia do espelho (tratamento fisioterápico utilizado na recuperação de pacientes com membros amputados ou com deficiência motora causada por Acidente Vascular Cerebral e outras hemorragias encefálicas), o grupo de pesquisadores do campus Leopoldina criou óculos de realidade virtual, controlado por um smartphone, que reproduz o membro em recuperação por um virtual; dessa forma, o paciente tem a ilusão de realizar o movimento fisioterapêutico, auxiliando na melhora do quadro físico-motor.

De acordo com Samuel da Costa Basílio, professor das disciplinas “Lógica de programação e algoritmos” e “Estruturas de dados para a engenharia”, na Frebrace o grupo vai expor os óculos de realidade virtual, inclusive para uso dos participantes da Feira, bem como exibir um vídeo mostrando uma sessão fisioterápica com uma paciente vítima de AVC.

Aprendizado na prática

Para o orientador da pesquisa, esse tipo de projeto é de grande valia para os alunos participantes. Eles têm a oportunidade não somente de colocar em prática o que é aprendido em sala de aula, mas são instigados a pesquisar conteúdos mais avançados. “Vale destacar que a participação nesse tipo de feira é uma experiência única. Temos aqui em Leopoldina um grupo de professores que participou desta e de outras feiras como alunos e hoje nos conta como isso contribuiu para a vida acadêmica e profissional”, diz Samuel.

 

Fonte: O Vigilante

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!