Hemominas orienta suspensão de cirurgias eletivas em Juiz de Fora e região
24/05/2018 17:58 em REGIÃO

 

A Fundação Hemominas em Juiz de Fora orientou os 60 hospitais das 28 cidades atendidas na região a suspenderem as cirurgias eletivas. O motivo é a queda no estoque, pela ausência de doadores - como divulgado pelo G1 no início de maio. A informação foi confirmada pelo coordenador da unidade na cidade, João Paulo Báccara.

 

"Tivemos um comparecimento baixo em abril e maio, com queda de 30% no número habital de doadores. Como o estoque está baixo, enviamos a recomendação a todos os hospitais, uma medida preventiva para proteger os atendimentos de urgências e emergências, para evitar que entremos em colapso", destacou.

 

Segundo Báccara, a Fundação não encontrou uma causa aparente para a redução do comparecimento das pessoas. Enquanto isso, a prioridade é investir no aumento do número de doadores. De acordo com ele, os tipos sanguíneos O, tanto de RH positivo quanto de negativo, preocupam.

"São os tipos mais usados. No geral, todos estão mais baixos. Estamos trabalhando na captação, convocando os doadores já cadastrados, orientando os hospitais a divulgarem a necessidade entre familiares de pacientes e funcionários sobre o comparecimento à unidade", afirmou.

Além disso, a paralisação nacional dos caminhoneiros, que chega nesta quinta (24) ao quarto dia, também pode impactar no serviço.

"O nosso grande medo é que isso reflita no atendimento, porque a nossa unidade recebe caravanas ao sábado. Por isso, pedimos às pessoas que antecipem e venham doar sangue enquanto é possível", comentou Báccara.

Impacto

 

A Secretaria de Saúde ainda não foi comunicada de nenhuma remarcação e cancelamento de cirurgias eletivas até o fim da manhã, porque os procedimentos são realizados pelos prestadores vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A assessoria da Santa Casa de Misericórdia informou que o hospital atendeu à recomendação da Hemominas e suspendeu as cirurgias eletivas que precisam de reserva de sangue.

O hospital Albert Sabin explicou, via assessoria, que a suspensão entra em vigor a partir de sexta-feira (25), tanto pela orientação da Hemominas quanto pelo impacto da paralisação dos caminhoneiros.

Médicos e pacientes estão sendo comunicados da suspensão por telefone e estas cirurgias terão prioridade de realização assim que a situação geral volte a se normalizar. Em média, no Hospital são realizadas 15 cirurgias eletivas por dia. Os casos de urgência e emergência continuam sendo atendidos normalmente, sem qualquer alteração ou falta de insumos e/ou medicamentos.

A assessoria do Monte Sinai explicou que o hospital avaliava a situação conforme estoques internos.

 

Como ser doador

 

A Hemominas em Juiz de Fora funciona na Rua Barão de Cataguases, sem número, no Centro, ao lado do Mergulhão. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 11h, com distribuição de 90 senhas.

O interessado deve ir até a unidade, fazer o cadastro e passar uma triagem. Se o estado de saúde estiver bom, a doação pode ser feita no mesmo dia. Confira os critérios para doar:

 

  • Pessoas entre 16 e 69 anos;
  • Quem tem e está com boa saúde;
  • Quem pesa acima de 50 kg;
  • Quem dormiu bem na noite anterior à doação;
  • Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais;
  • Apresentar documento original com foto, filiação e assinatura;
  • Para quem já é doador, respeitar o intervalo de doação, que para mulheres é de 90 dias e, para homens, 60 dias.

Fonte: G-1 Zona da Mata

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!