Sete atletas de Cataguases participam da Maratona do Rio
06/06/2018 07:41 em REGIÃO

 

Um grupo de atletas de corrida de Cataguases participou no último domingo, 03 de junho, da Maratona do Rio, uma das principais competições de corrida de longa distância do mundo. E terminaram a prova, um deles em excelente colocação. José Roberto Xavier cruzou a linha de chegada na posição 285. Só para lembrar, mais de 14 mil atletas iniciaram a prova e 6.422 cruzaram a linha de chegada, conforme os dados oficiais da Maratona do Rio. Além dele também participaram Gustavo Oliveira Almeida, Gustavo Minarini Franzini, João Carlos Serapião da Costa e Cláudio Cardoso de Sousa, que integram a equipe Paixão por Corrida. O grupo cataguasense foi completado por Vinicius Padilha de Carvalho e Eduardo Oliveira Gomes. 
 
imageA equipe Paixão por Corrida surgiu há aproximadamente dois anos em Cataguases por iniciativa dos amigos que praticam este esporte na cidade, conta Gustavo Almeida, que trabalha como Supervisor de Produção na Zollern Transmissões Mecânicas Ltda. "Começamos a treinar juntos e atualmente temos 29 pessoas ativas no time", revela, acrescentando serem todos cataguasenses. Desde o início das atividades de forma organizada os membros da equipe aperfeiçoaram o treinamento e logo depois começaram a se destacar em competições variadas, "mas o grupo, de um modo geral, ainda não conseguiu uma vitória, o que é perfeitamente compreensivel se considerarmos as condições de treinamento e dedicação ao esporte", analisa Gustavo.
 
Sobre a Maratona do Rio, Gustavo diz ter sido uma experiência "muito rica e inédita" para o grupo, apesar de outros integrantes terem participado de competições relevantes do calendário nacional e mundial, lembra. Ele conta que o grupo decidiu participar de uma maratona internacional em novembro do ano passado "quando definimos isso como uma de nossas metas para 2018. A gente não sabia que seria esta maratona, mas por conta da distância que nos separa do Rio de Janeiro, a logística envolvida em um evento desta envergadura, seu percurso de 42 km e por acontecer na rua, nos levou a decidir por ela", explica. E se prepararam com afinco para isto, assegura Gustavo. "Os sete integrantes do nosso time completaram a prova, obedecendo cada um seu planejamento de treino, mas o nosso tempo ficou em torno de quatro horas", informou.
 
A avaliação de Gustavo sobre a participação da equipe Paixão por Corrida nesta maratona é a de ter alcançado o objetivo proposto. "Nós traçamos um objetivo há seis meses e conseguimos conquistá-lo e isso é muito gratificante para cada um dos corredores. Hoje, estamos exaustos, porém muito felizes. Ao olharmos para trás analisamos cada etapa vivida e concluímos que superamos todos os nossos limites, pois participar de uma maratona como esta que exige um tempo de preparação de um ano e muito acompanhamento técnico, já não é fácil, nós fizemos tudo isso em seis meses treinando durante a semana após o trabalho e nas manhãs dos finais de semana e feriados. Além disso - completa - convivemos com imprevistos como lesões e fadigas, mas tudo foi superado com muito esforço e o resultado nos leva a apaixonar ainda mais por este esporte", completou com o sentimento do dever cumprido. (Fotos gentilmente cedidas pelos atletas)
 
Fonte: Marcelo Lopes

image

image
 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!