Estado confirma cinco mortes por Influenza na Zona da Mata
07/06/2018 07:46 em REGIÃO

 

O Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Minas Gerais (SES-MG) confirma cinco mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave provocada pelo vírus Influenza. Estão no balanço divulgado nessa terça-feira (5) as cidades de Cataguases, Ubá, Leopoldina e Visconde do Rio Branco.

No último levantamento, não havia registro de óbitos. Já o número de casos saltou de seis para 14.

A doença é dividida em tipos, subtipos e linhagens e todas as variações correspondem a diferenças encontradas no material genético.

 

Confira os casos registrados na região:

 

Mortes por Influenza registrados na região

Cidades Influenza A - Sem subtipo Influenza B
Cataguases 1 -
Ubá 1 -
Leopoldina 2 -
Visconde do Rio Branco - 1

Casos de Influenza registrados na região

Cidades Influenza A - Subtipo H3 Influenza A - Sem subtipo Influenza B
Juiz de Fora 1 1 1
Laranjal - 1 -
Ubá - 1 -
Visconde do Rio Branco - 1 1
Cataguases - 2 -
Leopoldina - 4 -
Muriaé - - 1

 

Estado

 

De acordo com a SES-MG, desde o início do ano, 1003 casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave foram notificados. Desde total, 82 mortes foram confirmadas e 11 delas pelo vírus Influenza.

 

Sintomas

 

Os sintomas das Influenzas A e B são febre alta e súbita, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações e dor de cabeça. No caso do H1N1, subtipo da Influenza A, um sintoma que chama a atenção é a falta de ar e o cansaço excessivo.

É importante distinguir a gripe do resfriado comum, que é muito mais leve, com sintomas menos graves como coriza, mal estar, dor de cabeça e febre baixa.

 

Vacinação

 

A vacina contra a gripe é atualizada todo ano. A campanha nacional de 2018 foi estendida até 15 de junho. A Organização Mundial de Saúde ( OMS ) informa quais são os tipos de vírus que estão circulando e, com base nesta informação, as vacinas são produzidas. Assim, a cada ano, a cada nova temporada de gripe, todos devem vacinar.

Há dois vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e dois vírus Influenza B. O H3N2, que causou um surto nos Estados Unidos neste último inverno, está contido na vacina de 2018.

Os grupos que podem receber a vacina gratuitamente na rede pública são: crianças de 6 meses a 5 anos de idade; gestantes; puérperas, isto é, mães que deram à luz há menos de 45 dias; idosos; profissionais de saúde; professores da rede pública ou privada; portadores de doenças crônicas; povos indígenas e pessoas privadas de liberdade. Estes grupos necessariamente devem receber a vacina da gripe. Na rede privada, a vacina da gripe pode ser administrada para todas as pessoas.

Juiz de Fora ainda não atingiu a meta de vacinação contra a gripe. De acordo coma Secretaria de Saúde, apenas 51% do público-alvo foi vacinado.

Confira:

Crianças - 47,43%

Grávidas - 51,66%

Idosos - 81,63%

Puérperas - 80,96%

Trabalhadores da saúde - 80,79%

Professores - 80,43%

 

Entenda os tipos de influenza e mutações

 

O vírus influenza é dividido em tipos, subtipos e linhagens. Todas essas variações correspondem a diferenças encontradas no material genético do vírus.

Primeiro, em relação ao tipo, o influenza é dividido em A, B e C. O vírus A e B são os que infectam seres humanos; já o tipo C, não é incluído em vacinas e não tem relevância para a saúde pública até o momento.

Já essas formas H3N2, H1N1, dentre outras, referem-se aos subtipos do influenza A. As letras H e N referem-se a proteínas encontradas na superfície do vírus, respectivamente, neuraminidase e hemaglutinina.

Os números, por sua vez, são referentes a maneira como essa proteína é apresentada, como uma haste mais longa, por exemplo.

Já o influenza B é dividido em duas linhagens, que passaram a circular simultaneamente nos últimos anos.

 

Fonte: G-1 Zona da Mata

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!