Veículo estacionado próximo a hidrante prejudica ação do Corpo de Bombeiros
21/06/2018 07:43 em LEOPOLDINA

 

Militares do Corpo de Bombeiros alertam a população de Leopoldina e das cidades vizinhas para que não estacionem seus veículos na frente de hidrantes, pois em muitas ocorrências os bombeiros precisam acessar aqueles terminais a qualquer hora do dia ou da noite. A Reportagem constatou que frequentemente os hidrantes estão bloqueados por carros estacionados irregularmente na região central da cidade. Este comportamento dos condutores de veículos impede a aproximação dos caminhões da corporação em casos de necessidade da coleta de água para atendimentos de urgência.  

Nesta terça-feira (19), pelo menos em dois locais veículos foram flagrados estacionados de maneira irregular nas proximidades de hidrantes, um deles instalado na Rua Barão de Cotegipe e outro na Avenida Getúlio Vargas. Nas duas situações os terminais não possuem qualquer sinalização. Em situações de urgência, as viaturas do Corpo de Bombeiros estariam impedidas de utilizá-los e as consequências seriam imprevisíveis. 

Segundo informações do Tenente Guilherme Cantelle, Comandante do 4º Pelotão BM de Leopoldina, os militares realizam constantes vistorias para se verificar a vazão dos 12 hidrantes existentes em Leopoldina, observando itens de conservação do equipamento e normas adotadas pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

Recentemente, no dia 25 de março, um casarão antigo localizado na Rua Barão de Cotegipe foi atingido por um incêndio e os danos só não foram maiores graças à rápida atuação das guarnições do 4º Pelotão de Bombeiros Militar de Leopoldina, que na ocasião precisaram utilizar o hidrante próximo ao local do incêndio. O fato aconteceu em uma manhã de domingo, quando havia poucos veículos estacionados, o que facilitou a utilização daquele terminal. Outro ponto a se levar em conta seria com relação à instalação adequada de hidrantes em bairros novos do município já que esses locais, devido ao seu tamanho, têm a necessidade de apresentar uma melhor distribuição espacial de terminais.

De acordo com o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro, instituído pela Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997, estacionar o veículo junto ou sobre hidrantes de incêndio, registro de água ou tampas de poços de visita de galerias subterrâneas, desde que devidamente identificados, conforme especificação do CONTRAN, é considerada Infração média, sujeita à multa e remoção do veículo. Segundo o Detran, a multa por estacionar em frente a um hidrante pode chegar a R$ 130,00 e soma quatro pontos na carteira. 

Um aplicativo de celulares para busca de hidrantes pode ser acessado através do Google Maps. Todos os hidrantes inseridos no mapa, foram georreferenciados e disponibilizados para as centrais de operação através do app "Mapa de Hidrantes".

 

Fonte: O Vigilante

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!