Presidente da Coopleste anuncia implantação do Museu Regional do Cavalo Mangalarga Marchador em Leopoldina
22/06/2018 07:41 em LEOPOLDINA

 

A Cooperativa Agropecuária Região Leste de Minas Gerais de Responsabilidade (Coopleste), em conjunto com a Fundação Barão de Alfenas, sediada no município mineiro de Cruzília, fará durante a 82ª Exposição Agropecuária de Leopoldina o Memorial do Cavalo Mangalarga Marchador. 

Em entrevista concedida ao Jornal O Vigilante, o pecuarista e presidente da Coopleste, Pedro Augusto Junqueira Ferraz (foto), revelou que a iniciativa pretende mostrar a Minas e ao Brasil que Leopoldina é o segundo ponto mais importante do cavalo Mangalarga Marchador. “Nós temos aqui algo muito importante que é justamente um dos pilares do cavalo Mangalarga Marchador”, afirmou.

Ao lado de Júlio Jendiroba Almeida (foto), Presidente da Associação dos Criadores E Usuários do Cavalo Mangalarga Marchador da Região da Mata Mineira, Pedro Augusto comentou que o Memorial do Cavalo Mangalarga Marchador durante a 82ª Expoleo pode ser considerado o embrião do Museu Regional do Cavalo Mangalarga Marchador, que será instalado em Leopoldina. 

De acordo com Pedro Augusto, a implantação do Museu do Cavalo Mangalarga Marchador em Leopoldina tem como um de seus objetivos atrair os criadores dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e da Zona da Mata Mineira, mostrando a importância dessa região em relação ao cavalo Mangalarga Marchador, que é o cavalo Sem Fronteiras. “Para Leopoldina é uma notícia muito boa, porque mostra o zelo, o carinho e a simpatia que nós temos com a nossa história e as coisas importantes que ocorreram aqui na nossa cidade”, avaliou o pecuarista.

“A jornalista Márcia Vaz (foto), Curadora do nosso Memorial, já esteve em Cruzília, no Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchado, e trouxe muita coisa para a nossa 82ª Exposição”, informou Pedro Augusto. Em seu terceiro ano como Curadora do Memorial da Coopleste, Márcia Vaz explicou que importantes documentos do Museu do Cavalo Mangalarga Marchador estarão este ano no Memorial da Exposição de Leopoldina. Segundo a Curadora, o Museu de Leopoldina será o Museu Regional, porque Leopoldina é um dos braços da história do surgimento do Cavalo Mangalarga Marchador, que nasceu em Cruzília.

Ainda sem a definição do local onde será implantado o Museu Regional do Cavalo Mangalarga Marchador em Leopoldina, o presidente da Coopleste esclareceu: “Nós ainda não temos o lugar fixo da sede do Museu, então nós estamos a estudar para tentar fazer um projeto. Esse projeto será feito em comum acordo com a Fundação Barão de Alfenas, que tem um Museu instalado em Cruzília, e essa Fundação será a responsável maior pelo Museu em Leopoldina, em conjunto com a Cooperativa Leste”, contou Pedro Augusto, reforçando que este trabalho tem o sentido de valorizar o Cavalo e voltar a fazer Leopoldina como um exemplo.

Pedro Augusto considera como objetivo maior, além do Museu, a criação da Escola do Cavalo, que seria instalada dentro do Parque de Exposição, aproveitando as instalações para uma escola de equitação que proporcionaria a oportunidade de formação de jovens, homens e mulheres, para que sejam especializados no trato e no manejo do cavalo, através de cursos que tenham a duração de um ano.

82ª Expoleo terá, dentre outras atrações, a Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador e a Exposição do Cavalo Pampa, com leilão.

 

Fonte: O Vigilante


 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!