Pace Hemominas de Leopoldina reforça chamada para doações de sangue
23/06/2018 06:53 em LEOPOLDINA

 

Algumas unidades de coleta de sangue no interior de Minas registram queda no número de doadores. Um dos principais motivos seria o frio. Entre os empecilhos causados pela estação do ano para a doação de sangue estão as gripes e infecções respiratórias, que aumentam nesse período. Além disso, as pessoas saem menos de casa. Esses fatores contribuem para a queda nas doações.

Segundo a biomédica e Coordenadora do serviço de hemoterapia do Polo em Leopoldina, Natália França Bedim, podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 69 anos. Os candidatos devem pesar acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, e que não tenham doença de Chagas. Jovens com 16 e 17 anos, somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório, cujo modelo de autorização está disponível no site do Hemominas. A idade máxima para a primeira doação de sangue é de 60 anos. Os candidatos, que já tiverem doado pelo menos uma vez antes dos 60 anos, poderão doar até a idade de 69 anos. Para mais informações sobre os critérios para doação de sangue clique aqui ou ligue para o 155.

Em Leopoldina, a coleta de sangue é feita todas as quintas-feiras, das 08h00 às 16h00, no Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) Hemominas, localizado ao lado da Casa de Caridade Leopoldinense (CCL), no Polo de Saúde Agostinho Pestana.


Mobilização

Policiais militares da 37ª Companhia de Polícia Militar compareceram ao Polo de Saúde de Leopoldina para doarem sangue na última quinta-feira. Com o objetivo de colaborar com a coleta e abastecer os estoques, a ação dos policiais teve como base incentivar gestos de cidadania e solidariedade, que fazem parte da Polícia Militar de Minas Gerais cujo lema é "Servir e Proteger".


Manifestação pede apoio para a doação de sangue

No último sábado (16), foi realizada em Leopoldina uma manifestação em alusão ao "Junho Vermelho", campanha nacional criada em 2011 para chamar a atenção da população para a importância da doação de sangue como um ato de solidariedade. A Secretária de Saúde, Lúcia Helena Fernandes da Gama, esclareceu que os estoques do Banco de sangue estão baixos, necessitando que a população apoie a causa da doação de sangue no município.

 

Fonte: O Vigilante

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!