Vigilância Sanitária de Cataguases celebra seus 26 anos
17/08/2018 07:34 em REGIÃO

 

Foi realizado nesta quarta-feira, 15 de agosto, no salão de eventos do Hotel Bevile, o l Encontro de Vigilância Sanitária de Cataguases (VISA Cataguases) em comemoração pelos seus 26 anos de atuação ininterruptos. O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Cataguases por meio da Secretaria de Saúde, através da VISA Cataguases, e reuniu cerca de 50 pessoas. 
 
imageEntre os presentes estavam o prefeito Willian Lobo de Almeida, a coordenadora da Visa Cataguases, Elisângela Stephan, o promotor Rodrigo Ferreira de Barros, coordenador regional das promotorias de justiça de defesa da saúde da macrorregião sanitária sudeste, secretários municipais, vereadores, servidores e ex-servidores da VISA de Cataguases, representantes da sociedade civil e integrantes da Gerência Regional de Saúde.
O encontro foi aberto com a palestra "Momento Histórico, Vigilância Sanitária de Cataguases 26 anos, ministrada pela coordenadora da VISA", Elisangela Stephan, que lembrou os desafios e conquistas da repartição ao longo dos anos. Ao final da explanação, foram entregues pelo prefeito Willian as placas de homenagem aos fiscais sanitários Weslei Alves e Roseli Ferreira pelos 25 anos de exercício da profissão. Em seguida, o secretário de Saúde, Eliermes Teixeira, homenageou a primeira fiscal sanitária concursada do município, Daniela Ferreira de Souza.
 
imageA segunda palestra foi realizada pelo promotor Rodrigo Ferreira de Barros (foto ao lado), com o tema "A Vigilância Sanitária e o Ministério Público na defesa da saúde e do consumidor". A coordenadora do Núcleo de Vigilância Sanitária da Gerência Regional de Saúde de Leopoldina, Maria Luiza da Silva de Souza, finalizou o encontro ao abordar o assunto "Descentralização em Vigilância Sanitária". Durante sua fala, ela lembrou que Cataguases é 100% parte do Programa de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde (PROMAVS), o que significa que o município atende às exigências estaduais de vigilância sanitária.
 
O prefeito Willian fez parte da Mesa de Honra do evento e ressaltou sua preocupação em fortalecer a VISA. "Estou no meu segundo mandato e sempre busquei dar autonomia ao servidor público deste órgão. Essa é uma das formas de fortalecer esta equipe de sucesso que completa 26 anos. É uma data para toda a população de Cataguases se orgulhar", disse. Já o secretário de Saúde, Eliermes Teixeira, ressaltou que "este evento é um marco para o nosso município por ser a primeira edição. A Vigilância Sanitária realiza a importante atuação preventiva quando convida os responsáveis para conversar sobre as normas. Nós não queremos que Cataguases enxergue a VISA como um problema, ela deve ser vista como uma repartição capaz de orientar aqueles que são fiscalizados. É um evento que só traz ganhos ao nosso município e nós só temos a comemorar esses 26 anos", ressaltou.
 
imageUma das organizadoras do evento, Elisangela Stephan, fez um balanço final do encontro. "O objetivo do evento foi atendido, que era promover a interação entre a VISA Municipal, VISA Estadual, Ministério Público, autoridades e representantes da sociedade civil. Uma palestra complementou a outra e essa era a intenção. Aqui, tivemos a oportunidade de trocar muitos conhecimentos, desmistificar a questão da punição e mostrar que são muito amplas as atuações da Vigilância Sanitária. Parabéns a todos nós que fizemos parte desta equipe em algum momento", finalizou.
 

Fonte: Assessoria de Comunicação da PMC/ Marcelo Lopes

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!