Cataguases é a primeira cidade na região a proibir canudinhos plásticos.
21/09/2018 07:15 em REGIÃO

 

Um dia após ser anunciado pela imprensa em geral que os canudinhos plásticos utilizados para bebidas ingestão de bebidas foram banidos no Rio de Janeiro , nesta terça-feira foi a vez de Cataguases , na Zona da Mata Mineira anunciar que uma lei municipal de número 4.529/2018, foi sancionada pelo prefeito de Cataguases Willian Lobo de Almeida no último domingo, 16 de setembro.

 

As empresas que comercializam este produto, bem como bares e restaurantes, terão prazo até 31 de dezembro deste ano para se adequarem, informa o texto legal.
A partir da nova data somente será permitido o uso de canudinhos de papel reciclável, de metal ou outro material que não provoque dano ao meio ambiente.
A lei é de autoria do vereador Rogério Ladeira.
A luta contra os canudos plásticos inspirou várias campanhas na internet. Estima-se que cerca de um bilhão de canudos são descartados todos os dias no mundo”.”Quando descartados no meio ambiente levam 450 anos para se decompor”. “E eles ficam, em média, cinco minutos na nossa boca”. Essas são falas de atores em campanha aberta contra o uso do material plástico.

 
O não cumprimento da lei que entrará efetivamente em vigor em 01/01/2019, ocasionará  para estes inicialmente uma advertência. Em caso de reincidência, será aplicada uma multa no valor de 1 UFM (Unidade Fiscal do Município) que hoje é de R$ 309,46. Uma nova transgressão à lei, o valor da multa dobrará.
 
 
 
Fonte : Site do Marcelo Lopes/ Kadu Fontana
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!