Casos de homicídio tem redução de 71% em Muriaé na comparação com 2017
23/09/2018 05:55 em REGIÃO

 

Muriaé vive em 2018 uma realidade de forte redução no número de assassinatos. De 1º janeiro até este sábado (23 de setembro) cinco pessoas tiveram a vida ceifada de forma violenta na cidade. O total é o menor dos últimos cinco anos e representa recuo de 71% na comparação com o mesmo período de 2017, quando os casos de homicídio somavam 18 registros, chegando a 21 crimes até 31 de dezembro do ano passado.

Os números foram computados pelo jornalismo da Rádio Muriaé e são maiores que os apresentados pelos órgãos de segurança, uma vez que, diferentemente da imprensa, as estatísticas oficiais não incluem como homicídio consumado os casos nos quais as vítimas morrem posteriormente ao fato, como durante internação hospitalar, por exemplo. Em geral, estes episódios são registrados como homicídios tentados.

Menor número de assassinatos dos últimos 5 anos

Com base nos arquivos do jornalismo da emissora, em 2017 foram cometidos em Muriaé 21 homicídios, com 18 caos até setembro. Em 2016 o total de 20 assassinatos, sendo 16 deles até o nono mês do ano. Já em 2015, a cidade somou 22 homicídios, com 17 casos entre janeiro e setembro. O pior resultado dos últimos cinco anos foi registrado em 2014. Naquele ano 26 pessoas foram assassinadas em Muriaé, com 21 crimes até o final de setembro.

Recuo na criminalidade violenta

Nesta semana, em nota oficial, a prefeitura de Muriaé divulgou dados da Polícia Militar (PM) que mostram redução, em relação à 2017, de 15,4% no total de registros dos chamados “crimes violentos”, que incluem, entre outros, homicídios tentados e consumados, assaltos, sequestros e estupros.

De acordo com o balanço, até setembro deste ano foram registradas na cidade 126 ocorrências de crimes violentos. Em igual período de 2017 foram 149 casos, em 2016 o total foi de 236 registros.

As apreensões de armas de fogo também seguem em avanço. Em 2018, até agora 46 armas irregulares já retiradas de circulação na cidade, o que representa aproximadamente 28% a mais que os 36 itens apreendidos até setembro de 2017.

Ações

Os números são reflexos de uma série de fatores que demonstram integração entre forças de segurança, órgãos envolvidos no processo da Defesa Social (Ministério Público e Judiciário), Poder Executivo, e sociedade que, por meio de denúncias tem contribuído com o trabalho das corporações.

Entre os pontos fundamentais estão operações policiais, deflagradas de forma unilateral ou conjunta, que resultaram nas prisões de um grande número de pessoas suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas - principal pano de fundo de quase todos os casos de homicídios cometidos na cidade.

Em seu comunicado, a prefeitura destaca diversas medidas e ações por parte administração municipal que geram impacto na segurança, incluindo, melhorias na iluminação pública, apoio logístico e financeiro às polícias Civil e Militar, além de investimentos em infraestrutura e projetos de cunho social.

Entrevista

Na próxima terça-feira (25), a redução na criminalidade em Muriaé será assunto de entrevista especial na Rádio Muriaé, com participação de representantes de diverso órgãos ligados ao tema, como prefeitura, corporações policiais, Poder Judiciário e Ministério Público.

 

Fonte: Rádio Muriaé

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!