Eleitores de Leopoldina não estão na lista de títulos cancelados e continuam aptos a votar
29/09/2018 05:46 em LEOPOLDINA

 

A Biometria ainda não é obrigatória na 161ª Zona Eleitoral, que compreende os municípios de Argirita e Leopoldina. Portanto, dos 40.840 eleitores locais os que ainda não fizeram o cadastro biométrico poderão votar normalmente com o seu título de eleitor, portando um documento oficial com foto: carteira de categoria profissional reconhecida por lei; carteira de identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação; certificado de reservista; Documento Nacional de Identidade (DNI); e-titulo (título de eleitor em meio digital - se biometrizado) ou Passaporte.

A informação é do Cartório da 161ª Zona Eleitoral de Leopoldina ao Jornal Leopoldinense, lembrando que o Processo eleitoral tende a ser demorado e que a biometria não proporciona agilidade, além de que, nas Eleições 2018, o eleitor estará votando em seis candidatos, sendo dois candidatos diferentes ao Senado. Se repetir o mesmo número nos dois votos para o cargo de senador, o segundo voto será considerado nulo. A recomendação do Cartório Eleitoral é que os eleitores compareçam cedo para votar,levando anotados os números dos seus candidatos. 

De acordo com dados divulgados pela Justiça Eleitoral, em 1º de agosto deste ano, 15,7 milhões de eleitores estavam aptos a votar em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral. No Brasil, são 147,3 milhões de eleitores. Leopoldina tinha em setembro 40.840 eleitores representando 77% da população de 53.354 habitantes estimada pelo IBGE com dados atualizados até 18 de janeiro de 2018.
 
 O Sistema Biométrico
 
Todo sistema biométrico é preparado para reconhecer, verificar ou identificar uma pessoa que foi previamente cadastrada. Para o reconhecimento individual, são coletados dados biométricos por meio de sensores que os colocam em formato digital. Quanto melhor a qualidade do sensor, melhor será o reconhecimento alcançado. No caso do cadastramento que está sendo efetuado pela Justiça Eleitoral, os dados são coletados por um scanner de alta definição. O recadastramento biométrico está sendo realizado gradativamente pela Justiça Eleitoral em todo o país.
 
O Cartório da 161ª Zona Eleitoral de Leopoldina funciona na rua Padre Júlio nº 45 (Em frente à quadra poliesportiva do Colégio Imaculada Conceição) com atendimento de segunda a sexta-feira, de 12:00 às18:00 horas. O telefone para informações é (32) 3441 5160.

 

Fonte: Jornal Leopoldinense

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!