Coleta de lixo e varrição de ruas são questionadas pelos vereadores de Leopoldina
16/10/2018 07:29 em LEOPOLDINA

 

Em atendimento aos requerimentos de autoria dos vereadores Pastor Darci José Portella e Kélvia Raquel, os temas coleta de lixo e varrição de ruas foram os assuntos principais discutidos na reunião ordinária realizada no dia 09 de outubro. Estiveram presentes José Geraldo Cevidanes, Secretário Municipal de Serviços Urbanos, e Leonardo Vital Rodrigues, diretor da empresa Biokratos Soluções Ambientais, responsável pela varrição das vias públicas, que ouviram sugestões dos vereadores sobre os serviços prestados. Também participou da reunião, Alessandro Otávio Monteiro, Chefe do Departamento de Limpeza Urbana.

Os autores dos requerimentos questionaram por que as ruas estão sendo varridas durante o dia e não mais no período da madrugada. Os vereadores comentaram que estão recebendo diversas reclamações da população nesse sentido e solicitaram que a empresa estude a possibilidade de retornar com a varrição no horário da madrugada.

 
Leonardo Vital Rodrigues explicou que a jornada de trabalho da empresa começa às 5 horas, em virtude de ter um número menor de veículos nas ruas no centro da cidade. Segundo ele, para atender à sugestão dos vereadores, será necessário o pagamento de adicional noturno que, por não estar previsto no contrato, somente poderá ser feito se tiver um termo aditivo.

José Geraldo Cevidanes disse que cabe à prefeitura fiscalizar a qualidade do serviço e que a jornada de trabalho é de responsabilidade exclusiva da empresa. Questionado por que o município não utiliza a Biokratos para fazer a poda de árvores e limpeza de bueiros, tarefas que constam do contrato, o Secretário Municipal explicou que foi feito um orçamento e os custos desses serviços ficavam em torno de R$300.000,00 (trezentos mil reais). Ele comentou que, por questões de economia, optou-se que a poda de árvores fosse feita pelos funcionários municipais que, no ano passado, podaram 4600 árvores e neste ano estão concluindo o serviço com cerca de 3000 árvores podadas.

Leonardo Vital Rodrigues informou aos vereadores que a jornada de trabalho é de 44 horas semanais, seguindo a convenção coletiva da categoria, que os funcionários recebem, além do salário em dia, um adicional de insalubridade de 40%, um vale-alimentação e uma cesta básica de 35 quilos. Ele salientou que já adotou a redução da jornada de trabalho por dois meses, mas foi constatado que o serviço não atingiu ao padrão de qualidade exigido pela empresa.

O Secretário de Serviços Urbanos destacou que, no horário das 7 horas, já há uma grande concentração de veículos nas ruas, o que atrapalha muito o serviço, sendo necessário adotar uma jornada estratégica para não atrapalhar o trabalho. Ele apresentou diversas rotas de coleta de lixo e garantiu que a população sabe o horário em que o caminhão passará para fazer a coleta e que, mesmo assim, insiste em colocar o lixo nas ruas após a passagem do veículo.

Geraldo Cevidanes informou que diariamente são coletadas 35 toneladas de lixo e que, no período da Semana Santa, já recolheu cerca de 40 toneladas. Ele reconheceu que a prefeitura enfrenta dificuldades para dar conta do serviço, principalmente porque a população não colabora.


Em seguida, Pastor Darci Portella e Kélvia Raquel insistiram para que a Biokratos estude a possibilidade de alteração da jornada de trabalho, voltando a varrição das ruas para o horário anterior, no período da madrugada. Os parlamentares também defenderam a adoção de uma campanha de conscientização para que a população passe a adotar medidas corretas em relação ao lixo.

Durante a reunião, os demais vereadores também fizeram questionamentos e apresentaram outras sugestões aos convidados. Ao final, Leonardo Vital Rodrigues e José Geraldo Cevidanes prestaram os esclarecimentos solicitados e agradeceram a oportunidade de participar de uma reunião do Legislativo.

Fonte> Câmara Municipal de Leopoldina/ Jornal Leopoldinense

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!