Jornalista e cuidador investigados por fraude em testamento de idoso têm liberdade provisória concedida pela Justiça em Juiz de Fora
13/11/2018 13:05 em REGIÃO

 

A jornalista Denise Zaghetto, de 52 anos, e o cuidador de idosos, Carlos César Viana, de 59 anos, tiveram a liberdade provisória concedida nesta segunda-feira (12) pela Justiça. Os dois foram presos por suposta fraude no testamento do advogado aposentado, Simeão Cruz.

De acordo com a decisão concedida pela juíza Rosângela Cunha Fernades, da 1ª Vara Criminal de Juiz de Fora, para ter direito ao benefício ambos devem entregar os passaportes, caso tenham, à Polícia Federal, no prazo de 24 horas a partir do momento em que efetivamente estiverem em liberdade.

 
O cuidador de idosos, Carlos César Viana, também estava preso em Juiz de Fora — Foto: Reprodução/TV GloboO cuidador de idosos, Carlos César Viana, também estava preso em Juiz de Fora — Foto: Reprodução/TV Globo

O cuidador de idosos, Carlos César Viana, também estava preso em Juiz de Fora — Foto: Reprodução/TV Globo

G1 entrou em contato com a Secretaria de Estado de Administração Prisional e foi informado que Zaguetto saiu da Penitenciária José Edson Cavalieri na noite de segunda-feira e, Viana, saiu do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) na manhã desta terça-feira (13).

Na decisão que revoga a prisão preventiva e concede liberdade provisória para a dupla, a juíza estipula algumas medidas a serem cumpridas como:

 

  • comparecer mensalmente à secretaria para justificar atividades e manter endereço atualizado;
  • os investigados não poderão frequentar casas de jogos, bares, boates, entre outros locais;
  • os investigados não poderão se ausentar da comarca;
  • os indiciados deverão recolher-se em domicílio no período noturno.

 

 

Morte de idoso

Simeão Cruz tinha 80 anos e morava sozinho. Os móveis e a decoração antiga do apartamento eram do tempo em que ele vivia com a mãe. Não casou, nem teve filhos. Ele tinha 19 sobrinhos. Morreu em casa no dia 13 de maio. Um médico atestou a morte. Na certidão de óbito constam as causas: insuficiência cardíaca e hipertensão arterial. Nenhum parente foi avisado.

 

"Os vizinhos falaram que ele tinha morrido e tinha sido enterrado. Eles falaram que tinha sido 7h, 7h30 a morte dele e 13h já tinha sido enterrado. Falaram que tinha três pessoas no velório", contou a sobrinha de Simeão, a empresária Maria Verônica Bressan.

 

Ao questionar o cuidador de Simeão, o sobrinho Marcelo Cruz destacou que não teve resposta satisfatória. "Eu liguei para o cuidador perguntando por que ele não comunicou a família. Ele só respondeu que cumpriu a missão dele e desligou o telefone", relatou.

O cuidador de idosos Carlos César trabalhava para Simeão Cruz e tinha a confiança da família. Ele alegou que o aposentado pedia para que os sobrinhos não fossem avisados de sua morte. "Eu fiquei indignada. Porque isso nunca foi da vontade dele", garantiu Maria Verônica Bressan.

Esta versão também é contestada por Marcelo Cruz, que alegou ter visto o tio em 1º de maio. "Nós tínhamos uma relação familiar muito intensa. Todos os domingos nós nos reuníamos na casa dele, tomávamos uma cerveja, botávamos o papo em dia", ressaltou.

Para conseguir a certidão de óbito no cartório, o cuidador contou outra história, segundo a oficial de registro Mariana Castro. "Ele alegou que essa pessoa não tinha nenhum parente próximo que ele conhecesse", disse.

Na casa do aposentado, os sobrinhos encontraram a fatura do cartão de crédito de Simeão Cruz indicando que o caixão foi pago com o cartão do aposentado, em uma despesa assumida no dia morte dele, dividida em seis parcelas de R$ 366.

Após a divulgação do laudo, o advogado da família do idoso, Ricardo Fortuna, disse que não tem elementos técnicos para discordar da exumação e que, ainda assim, as investigações da polícia apontam para vários outros crimes praticados pelo cuidador e pela jornalista.

 

Fonte: G-1 Zona da Mata

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!