Pastor Darci anuncia ‘Audiência Pública’ sobre problemas de água em Ribeiro Junqueira dia 26
14/11/2018 06:03 em REGIÃO

 

Com o propósito de discutir o abastecimento de água no distrito de Ribeiro Junqueira, a Câmara Municipal realizará uma audiência pública. Requerimento neste sentido, de autoria do vereador Pastor Darci José Portella, foi aprovado na reunião ordinária realizada nesta segunda-feira (12). O evento acontecerá no dia 26 de novembro em Ribeiro Junqueira para facilitar a participação dos moradores do distrito.
 
O parlamentar justificou sua iniciativa lembrando o drama vivido pela população de Ribeiro Junqueira que ficou por vários dias sem água em virtude de um problema na bomba. “É inadmissível que se gastem mais de doze dias para resolver um problema de água no distrito”, afirmou Pastor Darci.
 
Durante o período de desabastecimento, Pastor Darci e Elvécio de Souza Barbosa estiveram visitando o distrito e constataram o problema. Eles estiveram no local onde está instalada a bomba e também vistoriaram o atual reservatório que tem capacidade de 60 mil litros, que está localizado nas proximidades do cemitério local. Os parlamentares conversaram com o fiscal do distrito e também com a população para perceber a gravidade da situação.
 
Essa visita provocou a elaboração de duas sugestões ao Executivo para minimizar os transtornos enfrentados pelos moradores. A primeira propôs a construção de um novo reservatório com a mesma capacidade do atual, ou seja, 60.000 litros, para proporcionar um reforço no atendimento ao distrito, evitando problemas com o desabastecimento.
 
Pastor Darci também sugeriu que sejam feitos regularmente exames na água que é oferecida à população. “Precisamos ter conhecimento da qualidade da água consumida em Ribeiro Junqueira de acordo com os padrões de controle e vigilância exigidos pelo Ministério da Saúde”, esclareceu o vereador. 
 
O parlamentar destacou que as indicações citadas são importantes e devem ser colocadas em prática pelo Executivo. Porém, ele ressaltou que não se pode mais adiar um debate sobre a possibilidade de a COPASA assumir o serviço de tratamento e abastecimento de água de Ribeiro Junqueira. “A população precisa se manifestar se deseja que o abastecimento de água permaneça como está ou se deseja que a água seja distribuída com um padrão de qualidade, garantindo melhor qualidade de vida e de saúde a todos”, comentou Pastor Darci.
 
O vereador alertou que, na hipótese de a COPASA assumir serviço, haverá custos para a população,  visto que serão necessários investimentos da empresa na implantação de novas redes para expansão do sistema, o que também representará numa valorização do distrito. “Por isso é fundamental a realização de uma audiência pública para que a população receba todas as informações possíveis e possa decidir com mais segurança”, frisou Pastor Darci, informando que serão convidados os representantes da COPASA e da Prefeitura Municipal.   
 
A Audiência Pública é um instrumento de participação popular, garantido pela Constituição Federal de 1988 e regulado por Leis Federais, constituições estaduais e leis orgânicas municipais. É um espaço onde os poderes Executivo e Legislativo ou o Ministério Público podem expor um tema e debater com a população sobre a formulação de uma política pública, a elaboração de um projeto de Lei ou a realização de empreendimentos que podem gerar impactos à cidade, à vida das pessoas e ao meio ambiente.

 

Fonte: Jornal Leopoldinense

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!