Pastor Darci cobra do governo informações sobre a qualidade da água nos distritos
14/12/2018 11:50 em REGIÃO

 

Após presidir uma audiência pública em Ribeiro Junqueira, o vereador Pastor Darci José Portella continua preocupado com a saúde da população daquele distrito. Após ouvir atentamente as reclamações dos moradores em relação ao abastecimento e à qualidade da água, o parlamentar encaminhou um ofício à COPASA solicitando que a concessionária proceda às análises bacteriológicas da água captada, armazenada e distribuída às unidades residenciais e comerciais de Ribeiro Junqueira.
 
Segundo Pastor Darci, as reclamações dos moradores referem-se não apenas à falta de abastecimento, mas também à qualidade do líquido que chega às casas. “A intenção é informar à população as reais condições da qualidade da água de Ribeiro Junqueira, se é própria para o consumo humano ou não”, esclareceu o parlamentar.
 
O ofício foi encaminhado ao Alexandre Greco, Gerente Distrital da COPASA, em atendimento ao que foi deliberado pelos moradores do distrito presentes na audiência pública, realizada no dia 26 de novembro. “Estou muito preocupado com esta questão da água e o impacto na saúde da população de Ribeiro Junqueira e demais distritos”, salientou Pastor Darci.
 
Outra providência tomada pelo parlamentar foi a apresentação e aprovação de um requerimento solicitando informações ao Poder Executivo sobre os mais recentes exames feitos na água e os procedimentos de limpeza do reservatório. “Durante a audiência pública, o fiscal do distrito e o representante do Executivo não souberam informar com precisão quando foi feita a última limpeza do reservatório. Isso causa uma grande preocupação.”, frisou o vereador.
 
Após ser aprovado por unanimidade, o requerimento nº 157/2018 foi encaminhado ao Prefeito Dr. José Roberto e ao Secretário Municipal de Serviços Urbanos, José Geraldo Cevidanes. Na proposição, Pastor Darci questionou a data da última análise realizada na água dos distritos do município e solicitou que fosse encaminhada ao Legislativo cópia do relatório das condições encontradas e o nome da empresa que realizou análise, acompanhada dos dados do responsável técnico.
 
O vereador também solicitou informações sobre a data da última limpeza efetuada nos reservatórios de água dos distritos. Além disso, Pastor Darci quer saber se no ato da limpeza é usado algum produto autorizado para tal fim, bem como o nome do produto, a quantidade utilizada, o tempo de conservação entre uma limpeza e outra e o nome do servidor responsável pelo procedimento.



Público compareceu na Audiência Pública, em Ribeiro Junqueira mas ficou sem informações da COPASA


“Durante a audiência pública, constatou-se que há dúvidas e preocupação da população em relação à qualidade da água e houve relatos de pais preocupados com alguns sintomas apresentados pelos seus filhos. É preciso que a população seja informada de maneira clara, pois sabemos que diversas doenças têm sua origem no uso da água contaminada”, concluiu.

 

Fonte: Jornal Leopoldinense

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!