Cai o número de acidentes na linha férrea nas cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes em 2018
18/01/2019 06:09 em REGIÃO

 

Em 2018 foram registrados 26 acidentes na linha férrea que cruza as cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes. De acordo com a MRS Logística, o número representa uma redução na quantidade de ocorrências em relação ao ano anterior, quando foram 36 registros.

Segundo a empresa que administra o trecho que abrange a região, o objetivo para 2019 é conscientizar as pessoas a não comprometerem a travessia em passagens em nível pelo uso de álcool ou distração com celulares e som alto.

Em toda a área administrada pela MRS, que abrange outras regiões e estados, foram 101 registros de acidentes em 2018. O dado preliminar apontava 14 em Juiz de Fora, o relatório final descartou uma ocorrência (confira no quadro abaixo o comparativo com cidades da região).

Segundo o Gerente de Comunicação da concessionária, Marcelo Kanhan, nos útimos anos, os números se mantiveram estáveis. Por isso, a empresa agora investe na análise especializada dos dados para determinar as ações a serem adotadas. Ele disse que 80% de todos os casos foram nos trechos corridos. Em 25% do total, o álcool foi identificado como um complicador.

"A maioria dos casos foram em trechos corridos, onde não deveria ter a presença dos pedestres. Os registros que envolvem pessoas que consumiram álcool geralmente se tratam de população em situação de rua, vulnerável, muitos com problemas sérios de saúde. É um desafio mais complexo que conscientização porque envolve saúde pública e organização urbana", revelou.

Kanhan ressaltou ainda que outra situação causadora dos acidentes se refere ao hábito de moradores usarem a ferrovia como atalho, tendo em vista que ela corta cidades como Juiz de Fora, por exemplo.

"Precisamos que as pessoas nos comuniquem porque se trata também de uma questão de mobilidade urbana. Desta forma, dependemos de discutir com líderes comunitários e as Prefeituras para encontrar uma maneira segura para as pessoas cruzarem a linha", destacou.

Comparativo acidentes ferrovias na Zona da Mata e Campo das Vertentes

Cidade 2018 2017
Barroso 0 1
Carandaí 1 4
Ressaquinha 1 1
Alfredo Vasconcelos 0 1
Barbacena 2 1
Antônio Carlos 1 2
Santos Dumont 4 7
Ewbank da Câmara 3 0
Juiz de Fora 13 15
Simão Pereira 1 0
Santana do Deserto 0 2
Madre de Deus 0 1
Santa Rita de Jacutinga 0 1
TOTAL 26 36

No dia 26 de junho de 2018, João Paulo Assis, de 27 anos, foi atropelado na travessia do Bairro Poço Rico. Ele usava fones de ouvido e mexia no celular, por isso, não percebeu a aproximação da composição. Ele ficou internado por uma semana, amigos se mobilizaram por doação de sangue, mas o rapaz não resistiu aos ferimentos.

Em setembro, a concessionária iniciou um projeto piloto na passagem em nível, que fica próxima à sede do Tupi Football Club, no Centro de Juiz de Fora: a pintura com o alerta: “Ferrovia, não use celular nem fones de ouvido”. A empresa confirmou que a ação da cidade mineira será levada para os municípios dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

O risco da distração causada por celulares foi abordado no Projeto Linha da Vida, desenvolvido por um grupo de ferrovias. O objetivo é aproximar o maior número possível de pessoas e entidades para o compartilhamento de informações sobre segurança, com foco ferroviário.

 

Fonte: G-1 Zona da Mata

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!