Novas leis e investimentos buscam expandir o ramo de cervejas especiais em Juiz de Fora
11/02/2019 06:22 em REGIÃO

 

Empresários e autoridades políticas estão adotando medidas para expandir o ramo de cervejas artesanais em Juiz de Fora. Leis estão sendo criadas e novas tecnologias sendo adquiridas para ampliar o já reconhecido polo cervejeiro da cidade.

Na última semana, o prefeito Antônio Almas (PSDB) sancionou a lei que permite ao Município criar a “Rota das Cervejas Especiais de Juiz de Fora”. O projeto tem o objetivo de incentivar a cultura e a produção da cerveja especial juiz-forana.

O incentivo também se estende a produtores de insumos e equipamentos cervejeiros, instituições de ensino cervejeiro e produtores caseiros de cerveja. A lei permitirá o desenvolvimento do turismo e a geração de emprego e renda no município.

Para a criação oficial da rota, o Executivo precisa oficializar regulamentação da lei, o que ainda não tem previsão para ocorrer. No entanto, como o processo de incentivo vem avançando nos últimos anos, o processo para regulamentar a lei não deve demorar.

A exemplo disso, Juiz de Fora já oficializou no ano passado a criação do Dia da Cerveja Artesanal Mineira, que também reforça a vocação da cidade para a produção de cerveja. No próximo dia 27 de maio a data será comemorada pela segunda vez e deve contar com programação especial.

Modernização

 

Em novembro de 2018, G1 publicou uma matéria em que o mestre cervejeiro Giancarlo Vitale apresentou uma tecnologia pioneira no Brasil utilizada na Cervejaria Escola Mirante, a técnica de “flash fermentação”.

Vitale explicou que a técnica permite um aumento na velocidade da fermentação, reduzindo de 15 para dois dias o tempo necessário para produção da cerveja. A tecnologia pode revolucionar a maneira de fazer a bebida no Brasil e no mundo.

 
Mestre cervejeiro apresenta nova tecnologia para produção de cerveja em Juiz de Fora — Foto: Cervejaria Escola Mirante/DivulgaçãoMestre cervejeiro apresenta nova tecnologia para produção de cerveja em Juiz de Fora — Foto: Cervejaria Escola Mirante/Divulgação

Mestre cervejeiro apresenta nova tecnologia para produção de cerveja em Juiz de Fora — Foto: Cervejaria Escola Mirante/Divulgação

A tecnologia foi desenvolvida pela empresa FlashBiotech Brasil, sediada em Estrela (RS), e permite a aceleração da fermentação primária e secundária. A “flash fermentação” pode ser utilizada em todos os tipos de cervejas, mantendo os aromas e a qualidade da bebida.

O mestre cervejeiro destacou que o pioneirismo de Juiz de Fora na utilização da nova técnica coloca a cidade em papel de destaque no cenário nacional.

Ele revelou que empresas dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Ceará, Espírito Santo e Paraná já demonstraram interesse na tecnologia.

 

Reconhecimento nacional

 

De acordo com um levantamento publicado no mês de janeiro deste ano pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o estado de Minas Gerais é o terceiro do país com maior número de cervejarias, 115, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio Grande do Sul.

Na publicação do Ministério, as cidades do Estado que aparecem em posição de destaque são Belo Horizonte, Juiz de Fora e Nova Lima. O destaque é referente aos municípios, regiões metropolitanas e cidades do entorno.

 
 
 
 
 
 
 
--:--/--:--
 
 
 
 

Cervejarias de Juiz de Fora recebem premiação nacional

 

Evolução e desenvolvimento

 

Em maio de 2017, Juiz de Fora recebeu o reconhecimento do Arranjo Produtivo Local (APL) das Cervejarias da Zona da Mata pela importância da produção de cerveja artesanal. A cidade é a primeira de Minas Gerais a integrar a política pública de incentivo às atividades relacionadas à cadeia produtiva da cerveja.

A tradição da cidade para produção de cerveja vem de longa data. A primeira cervejaria mineira foi criada em 1861 pelo alemão Sebastian Kunz, onde hoje é o Bairro São Pedro.

No Portal do Turismo da Prefeitura de Juiz de Fora estão cadastradas 14 cervejarias artesanais localizadas em diversos pontos da cidade. O site informa os locais, horários de funcionamento e contatos das cervejarias. Não há, no entanto, a divulgação de qual o total de produtores de cervejas na cidade.

Em 2016, G1 fez uma reportagem abordando o crescimento de investimentos na produção de cerveja artesanal na região e à época a Associação de Microcervejeiros da Zona da Mata já contava com 180 cervejeiros.

 

Fonte: G-1 Zona da Mata

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!