Parceria entre Saae e associações de catadores amplia serviço de coleta seletiva em Viçosa
15/02/2019 06:09 em REGIÃO

 

O serviço de coleta seletiva tem sido ampliado neste ano em Viçosa. O trabalho na cidade é realizado desde agosto do ano passado através de uma parceria entre as associações dos Catadores de Materiais Recicláveis de Viçosa (Acat) e dos Trabalhadores da Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa (Acamare) e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

A coleta está sendo realizada de segunda a sábado, exceto aos domingos e feriados, em rotas organizadas pelo Saae, nos bairros onde já existe a mobilização da coleta seletiva. Dois caminhões coletam diariamente o material com potencial de reciclagem e reaproveitamento. O processo tem mobilizado comunidades e vai se expandir para novos bairros neste ano.

Os materiais recolhidos são levados a Acamare, na Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa, e para a Acat, no Galpão da Rua Santana. Nos locais, os trabalhadores realizam a triagem e os materiais são embalados pelos membros das associações, que vendem o material, revertendo os valores em prol da associação que representam.

 

Como participar da coleta seletiva

 

De acordo com o Saae, está em fase de projeto a instalação de Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de materiais recicláveis em alguns locais do Centro da cidade. O objetivo é atender os locais que ainda não são atendidos pela coleta seletiva.

Comércios e residências vão poder colaborar separando os resíduos entre secos e úmidos e depositar nestes pontos os resíduos secos, que serão coletados uma vez por dia pela Acat. Os resíduos úmidos devem ser descartados na coleta do lixo convencional.

Os moradores que queiram colaborar com a coleta seletiva devem separar o resíduo seco do úmido. Se possível, lavar as embalagens para eliminar todos os resíduos orgânicos. Vidros e lixo eletrônico (aparelhos de TV, rádio, disquetes, computadores etc.) devem estar em sacos separados e sinalizados, assim como objetos cortantes e pontiagudos.

 

Fonte: G-1 Zona da Mata

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!