Sebrae Delas será lançado nesta sexta-feira, Dia Internacional da Mulher
08/03/2019 07:00 em DIVERSOS

 

Dos 52 milhões de empreendedores no Brasil, 45% são mulheres. De acordo com a Pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), são aproximadamente 24 milhões de empreendedoras mulheres que estão envolvidas na criação de um negócio. Para se ter uma ideia do tamanho desta iniciativa basta olhar Cataguases e Leopoldina. Na primeira dos 3.279 MEIs formalizados até o dia 2 de março, 1.611 são mulheres e 1.668 são homens. Já na cidade vizinha dos 2.386 MEIs formalizados também na mesma data, 1.144 são mulheres e 1.242 são homens.
 
Para estimular cada vez mais o empreendedorismo feminino, foi criado o Sebrae Delas. O projeto, que será lançado nesta sexta-feira, 08 de março, Dia Internacional da Mulher, integra as ações do Sebrae Minas para incentivar, apoiar e orientar mulheres que transformam sonhos em oportunidades de negócios.
 
A previsão do projeto é capacitar mais de mil empreendedoras de norte a sul de Minas Gerais em palestras, encontros, workshops e eventos empresariais. Além disso, 200 mulheres que desejam abrir um negócio ou que pretendem melhorar a gestão da empresa receberão acompanhamento, durante dois anos, para aprimoramento dos negócios com soluções presenciais e digitais em gestão, inovação e acesso à mercados, estimulando a ideação e prototipação e desenvolvimento de soft skills (habilidades comportamentais).
 
"Iremos atuar em três frentes: sensibilização, articulação e fortalecimento de rede e atendimento e relacionamento. O primeiro passo será mobilizar instituições públicas e privadas, além de pessoas estratégicas sobre a importância da equidade de gêneros e a criação de políticas efetivas que promovam a competitividade empresarial de pequenos negócios comandados por mulheres", explica a analista do Sebrae Minas, Rachel Dornellas.
O projeto prevê ainda o mapeamento e a identificação de entidades e organizações de apoio ao empreendedorismo feminino para a criação de uma rede que terá encontros periódicos para propor e validar uma agenda de atividades voltada para as empreendedoras. Além disso, serão promovidos pitchs, meet up, design thinking, webinários, lives, hackatons, maratonas de negócios, palestras e talk shows, entre outros eventos.
 
"As oportunidades são muitas e a mulher empreendedora possui diferenciais, como jogo de cintura, sensibilidade aguçada, capacidade de equilibrar firmeza e um tratamento mais humanizado na liderança, o que fortalece o comprometimento dos funcionários com os resultados da empresa. O Sebrae Delas pretende estimular ainda mais esses potenciais femininos para os negócios", justifica a analista do Sebrae Minas.
 
 
Fonte: Sebrae-MG/ Marcelo Lopes
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!