Sobe para 44 o número de mortes por dengue em Juiz de Fora neste ano
07/07/2016 07:33 em REGIÃO

 

Juiz de Fora teve mais nove mortes por dengue confirmadas em 2016 até o início do mês de julho e voltou a ser a recordista no Estado com 44 óbitos. A informação consta no Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde nesta quarta-feira (6). No documento consta também uma morte por dengue em Santos Dumont. Das 186 mortes em Minas, 64 foram em 14 municípios da Zona da Mata e Vertentes. Outras 150 continuam em investigação, mas as cidades de origem não foram divulgadas.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde de Juiz de Fora informou que a média de idade desses pacientes que vieram a óbito é de cerca de 70 anos. Um total de 84,1% foi notificado na rede privada e 15,9% vieram da rede pública. Ainda de acordo com a assessoria, o ciclo da epidemia se encontra em declínio na cidade com quatro notificações até o momento na última semana epidemiológica.

Em Santos Dumont, a morte registrada é de um idoso de 97 anos, que morreu em abril deste ano, na Santa Casa de Misericórdia, em Juiz de Fora.

O Boletim também confirma três diagnósticos de febre chikungunya em São João del Rei, todos contaminados no município, mas de acordo com a coordenadora do setor de epidemiologia da cidade, Eliene Freitas, o número é ainda maior. São sete casos confirmados da doença até agora no município, que já registrou uma morte por dengue e 651 casos confirmados.

O estado está com 97 registros neste ano. Duas gestantes foram confirmadas com zika, umaLeopoldina e outra em Cataguases. O G1 entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Leopoldina, mas as ligações não foram atendidas. Já a Secretaria de Saúde de Cataguases confirmou a morte, mas pediu para entrar em contato na Coordenadoria de Epidemiologia para mais detalhes. A reportagem ligou, mas a coordenadora não estava e ninguém soube informar. 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) explicou que os casos confirmados nesta semana não expressam necessariamente ocorrências recentes. Os casos encerrados são acumulativos e dizem respeito a óbitos de todo o período de janeiro a junho de 2016. Segundo a SES, a confirmação dos óbitos ocorre após análise dos casos enviados pelas secretarias municipais de saúde.

Ainda de acordo com a assessoria da Secretaria de Estado de Saúde, a partir desta semana a divulgação dos dados da dengue passa a ser quinzenal. O próximo boletim está previsto para 18 de julho. 

Fonte: G1 Zona da Mata

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!