Prefeito de Muriaé sanciona lei que cria “Semana Municipal de Prevenção à Depressão”
15/03/2019 07:07 em REGIÃO

 

Muriaé terá a “Semana Municipal de Prevenção à Depressão”. Aprovado no final de fevereiro na Câmara Municipal, o projeto de lei que institui a iniciativa foi sancionado pelo prefeito Grego. A norma estabelece a realização de uma série de atividades de cunho informativo e educativo a serem desenvolvidas em diversos ambientes, inclusive por meio de parceria do poder público com outras entidades.

O texto da lei, cujo projeto foi proposto pelo vereador Evandro Cheroso (PR), define que a Semana de Prevenção à Depressão será promovida sempre na primeira semana do mês de abril, e ainda não há confirmação oficial se haverá programação já em 2019.

Um dos objetivos da lei é informar e conscientizar sobre formas de prevenção e tratamento da doença, que afeta um número alarmante de pessoas no Brasil e em todo o planeta, e pode levar a situações graves e até mesmo trágicas, a exemplo do suicídio.

Números assustam

A justificativa do projeto cita dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), de que a depressão afeta 4,4% da população mundial. Números oficiais apontam que no Brasil 11,5 milhões de pessoas sofram de depressão, o que significa 5,8% da população.

O país tem maior índice da América Latina, e o segundo das Américas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que tem 5,9% de casos diagnosticados.

Atendimento

Em Muriaé, pacientes com depressão tem tratamento gratuito na estrutura de Saúde Mental mantida pela administração municipal, que envolve Centro de Atenção Psicossocial II (Caps II), Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, modalidade 3, 24h (Caps Ad III), Unidade de Acolhimento e Ambulatório de Psiquiatria.

O atendimento inicial é feito na rede de atenção básica, que inclui postos de saúde e Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e, se necessário, o paciente é encaminhado para o setor de Saúde Mental.

 



Fonte : Rádio Muriaé / G1 / Ascom Câmara Municipal de Muriaé
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!