Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe deste ano está prevista para começar em Abril.
23/03/2019 06:56 em DIVERSOS

 

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe deste ano está prevista para começar em Abril. É importante ficar atento, pois a partir de agora, o Brasil entra na estação do outono e é quando começa a aumentar os casos de transmissão da gripe, por ser um clima mais propício. Essa transmissão ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, de uma pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Por isso é importante estar devidamente vacinado contra o vírus da gripe. E sempre que se fala em vacinação, é bom explicar quais são as pessoas que mais necessitam da vacina, que é o chamado grupo prioritário. Quem explica é a coordenadora substituta do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Ana Goretti.  

“São aquelas pessoas, que dentre toda a população, elas têm um risco maior de ter uma gripe mais severa, um risco maior de se internar e até um risco maior de morrer. Esses grupos prioritários para vacinação de 2019 serão as gestantes - um grupo prioritaríssimo para essa vacinação - as puérperas, ou seja, aquelas mulheres que tiveram parto até a 45 dias”.

Também fazem parte do grupo prioritário, outras pessoas, como afirma a coordenadora substituta do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Ana Goretti.  

“Todos os trabalhadores de saúde; os professores das escolas públicas e privadas; toda a nossa população indígena e os grupos portadores de doenças crônicas. Além disso, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade que estão, no momento, cumprindo alguma medida socioeducativa; a população privada de liberdade e os funcionários desse sistema prisional, tudo isso com o objetivo de reduzir as complicações da gripe e internação e os óbitos também”.

Também entram no grupo prioritário, as crianças a partir de um ano até seis anos incompletos, ou seja, cinco anos onze meses e vinte e nove dias. Além disso, existem outras formas de se proteger contra a gripe. O ideal é lavar as mãos constantemente com água e sabão, mas se você estiver em um local onde não é possível lavar as mãos, pode usar um álcool em gel para fazer a higienização. Além disso, evitar ficar muito tempo em lugares fechados com muitas pessoas. É importante que se você estiver gripado, ficar de repouso em casa para evitar passar a doença para outras pessoas. Mas é importante destacar que a forma mais eficaz de evitar a doença é se vacinando. Para saber mais, acesse saude.gov.br/gripe



(*) Agência do Rádio Mais/ Jornal Leopoldinense

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!