Mercedes anuncia redução de serviços realizados na fábrica de Juiz de Fora
16/04/2019 13:21 em REGIÃO

 

A Mercedes-Benz vai reduzir os serviços realizados na fábrica de Juiz de Fora. O anúncio foi feito pela direção da montadora durante uma audiência pública realizada na tarde desta segunda-feira (15) na Câmara Municipal. Funcionários temem demissões.

De acordo com o diretor de Relações Institucionais da Mercedes, Luiz Carlos Morais, a fábrica deve manter apenas a produção de cabina e pintura de caminhões.

“Nós valorizamos muito nossa mão de obra e investimos muito e com o crescimento do mercado de caminhões que nós estamos apostando, entendemos que vai ser possível absorver, transferir e treinar o pessoal para novas funções dentro da fábrica de Juiz de Fora”, explicou.

Atualmente, além desta atividade na cidade também é feita a produção do caminhão Actros e a importação e desembaraço alfandegário de veículos fabricados na Argentina, que chegam ao Brasil pelo Rio de Janeiro. A partir do ano que vem, os veículos serão levados direto para o Espírito Santo e os caminhões passam a ser feitos em São Bernardo do Campo (SP).

A redução dos serviços preocupa os trabalhadores da fábrica de Juiz de Fora, que temem demissões. Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Juiz de Fora, João César Silva, a categoria cobra um posicionamento da empresa.

“Se ficar só a cabine vira algo em torno de 300 trabalhadores diretos, sem contar os indiretos. A Sprinter hoje envolve um universo de 250 pessoas. Quando a fábrica vem dizer que vai ter R$ 2,4 bilhões de investimento, mas nunca deixa claro para nós se é em produto e qual vai suceder o caminhão em Juiz de Fora ”, declarou.

Na audiência pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que foi solicitada pelos deputados estaduais José Célio Alvarenga (PCdoB), Roberto Cupollilo (PT) e Carlos Henrique Coelho (PSL), também participaram vereadores, representantes do Executivo e funcionários da empresa.

Da audiência foram retiradas algumas propostas de requerimentos que serão votadas na próxima reunião da Comissão da ALMG, em Belo Horizonte. Entre eles pedido de providências para a direção da Mercedes não demitir os trabalhadores no prazo de 24 meses.

Ao secretário da Fazenda de Minas Gerais será feito pedido de informação sobre a situação do Porto Seco em Juiz de Fora e à Prefeitura sobre os benefícios e acordos firmados desde 1996 com a empresa por meio de planilhas, as vantagens concedidas e formas de contratação.

A Mercedes está em Juiz de Fora há 20 anos. De acordo com o sindicato, atualmente a unidade emprega 1.130 trabalhadores sendo que, cerca de 500 deles são mulheres e muitos são jovens abaixo dos 30 anos.

Veja abaixo a íntegra da nota enviada pela assessoria da Mercedes:

 

"· A Mercedes-Benz do Brasil em nenhum momento informou que deixaria de produzir em Juiz de Fora/Minas Gerais;

· Pelo contrário, sempre reiterou a importância estratégica dessa planta para a Empresa;

· Todos os investimentos da Companhia para veículos comerciais, invariavelmente tem contemplado Juiz de Fora;

· Assim como aconteceu em 2014, com o investimento de 230 milhões de reais para Juiz de Fora e 500 milhões para SBCampo/São Paulo;

· Dos 2,4 bilhões de reais planejados entre 2018 e 2022, também tem um aporte para a planta mineira;

· Sempre foi reiterado de que as duas fábricas produzem em total sintonia;

· Juiz de Fora é responsável pela produção de cabinas e São Bernardo do Campo pela fabricação de caminhões;

· As necessidades de ajustes, tanto na produção como nos processos logísticos, torna a nossa Empresa mais eficiente e competitiva no mercado;

· Buscar constantemente a competitividade é crucial para um segmento totalmente influenciado pelo desempenho da economia, que norteia investimentos e geração de empregos no País;

· A Mercedes-Benz do Brasil lamenta a parada da produção durante o dia de hoje em Juiz de Fora (MG);

 

· Estamos em um período que o mercado de caminhões está retomando suas demandas e estamos deixando de produzir nossas cabinas de caminhões para atender os nossos cliente".

 

Fonte: G-1 Zona da Mata

 
 
Mercedes anuncia redução de serviços realizados na fábrica de Juiz de Fora
MGTV 2ª Edição – Zona da Mata
 
 
 
 
 
 
--:--/--:--

 

 
 
 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!