Mais de 2 mil crianças e gestantes vacinaram contra a gripe na primeira semana de campanha em Juiz de Fora
18/04/2019 06:56 em REGIÃO

 

Na primeira semana da campanha de vacinação em Juiz de Fora, 2.430 crianças e gestantes foram vacinadas contra o vírus Influenza. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira (16).

Durante o período de 10 a 15 de abril, exceto o final de semana, foram aplicadas 2.430 doses em crianças na faixa etária de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, e 453 em gestantes. A cobertura vacinal nesta primeira semana de campanha referente a esse público é de 6% e 9,65%, respectivamente.

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, de 10 a 17 de abril, é prioritária para crianças na faixa etária de seis meses a menores de seis anos e gestantes.

A vacina ofertada é a trivalente e protege contra os três subtipos do Influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. A dose é contraindicada para pessoas que têm alergia grave a ovo de galinha.

 

Alerta

 

Após profissionais perceberem que parte do público-alvo deixa de se vacinar contra o vírus Influenza por acreditar que já está imunizado com a dose recebida no ano anterior, a Secretaria de Saúde fez um alerta aos pais e responsáveis de crianças e destacou que a prevenção contra a gripe deve ser anual.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a composição da vacina é estabelecida anualmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com base em informações recolhidas sobre a prevalência dos micro-organismos circulantes. A supervisora do Setor de Imunização, Marcilene Chaves, explica que “os vírus sofrem mutações de um ano para o outro. Por conta disso, é preciso vacinar o público-alvo anualmente”.

 

Onde vacinar

 

 

  • Unidades Básicas de Saúde: 8 horas às 10h30 e 13 horas às 16h30 – Todos os grupos prioritários, de segunda a sexta-feira;
  • Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente: 8 horas às 15h30 – Rua São Sebastião, 772 – Crianças, gestantes e puérperas, de segunda a sexta-feira;
  • Departamento de Saúde do Idoso: 8 horas às 15h30 – Rua Batista de Oliveira, 943 – Somente idosos - A partir do dia 22 de abril, de segunda a sexta-feira;
  • PAM Marechal: 8 horas às 16h30 – Sala de vacinação no 3° andar – Todos os grupos prioritários, menos os idosos, de segunda a sexta-feira.

Fonte: G-1 Zona da Mata

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!