Vereadores de Cataguases lançam concurso de redação sobre contra a violência
18/04/2019 13:05 em REGIÃO

 

image

A Câmara Municipal de Cataguases está promovendo o I Concurso de Redação da Semana Municipal de Segurança Pública da Cidade de Cataguases-MG. A iniciativa é da Comissão de Segurança Pública daquela Casa formada pelos vereadores Sargento Jorge Roberto Silva Alves, Rogério Ladeira de Oliveira e Hercyl Suhurt Salgado (foto acima). Com isso, eles cumprem a lei municipal nº 4.577/2019 de autoria do vereador Ricardo Dias, que instituiu a Semana Municipal de Segurança Pública. O tema do concurso é "Desconstruir a violência pela multiplicação da cultura da paz" que deverá ser produzido com um mínimo de 15 e o máximo de 30 linhas.
 
De acordo com o Regulamento do Concurso, seu objetivo é "valorizar e estimular à criatividade, o raciocínio, a leitura, o desenvolvimento da linguagem escrita em Língua Portuguesa e trazer à tona a importância da Segurança Pública para nosso Município." Podem participar do Concurso os alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais 6º ao 9º anos das redes Municipais, Estaduais e Privadas. Os participantes terão prazo até o dia 30 de abril para enviarem suas redações. No dia 21 de maio será divulgada a classificação das 3 melhores redações, sendo que primeiro colocado vai ganhar um notebook; o segundo um aparelho celular e o terceiro um tablet 9. 
 
Veja o Regulamento completo abaixo.
1. APRESENTAÇÃO
O Concurso de Redação da Semana Municipal de Segurança Pública visa valorizar e estimular à criatividade, o raciocínio, a leitura, o desenvolvimento da linguagem escrita em Língua Portuguesa e trazer à tona a importância da Segurança Pública para nosso Município. A 1ª edição do Concurso de Redação terá como tema "DESCONSTRUIR A VIOLÊNCIA PELA MULTIPLICAÇÃO DA CULTURA DA PAZ".
 
Esse evento comporá, doravante, a Semana Municipal de Segurança Pública e os ganhadores premiados receberão prêmios conforme descrito abaixo no item 8.
 
A organização, coordenação e divulgação do Concurso de Redação estarão a cargo da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Cataguases, em parceria com uma equipe de assessores e com o Centro Cultural Sicoob Coopemata.
 
O concurso será realizado no período de 15 a 30 de abril de 2019, prazo que inclui as seguintes etapas:
1. Lançamento e divulgação;
2. Recebimento das redações dos participantes;
3. Seleção das redações inscritas, pela Comissão Organizadora; e
4. Divulgação dos alunos classificados.
 
A Divulgação acontecerá até o dia 21 de maio com a classificação das 3 melhores redações, de cada escola participante.
 
2. DOS CONCORRENTES
Poderão participar do Concurso os alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais 6º ao 9º anos das redes Municipais, Estaduais e Privadas.
 
3. DAS INSCRIÇÕES
As inscrições para o I Concurso de Redação da Semana Municipal de Segurança Pública serão efetivadas após a entrega da redação escrita, em folha modelo próprio da Comissão de Segurança Pública, anexada a redação original, que ocorrerá no período de 15 a 30 de abril de 2019. Cada concorrente poderá participar com apenas uma redação inédita.Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas pelos componentes da Comissão Organizadora (3429-1905 na Câmara Municipal de Cataguases).
 
A data limite para a entrega das redações é 30 de abril de 2019, até as 16h30, para as assessoras Parlamentares Mairy de Lourdes Martins Andrade, Maria Imaculada Justo Vidal e o assessor parlamentar Patrik Mariquito. As redações devem ser entregues em envelope com os dados da escola, separadas por turmas. Qualquer data posterior à designada como data limite desclassificará automaticamente as redações.
 
4. DA REDAÇÃO
O tema da redação será: "DESCONSTRUIR A VIOLÊNCIA PELA MULTIPLICAÇÃO DA CULTURA DA PAZ".
O título da redação é livre e o objetivo é fazer com que o tema seja um convite à reflexão acerca de possíveis soluções para a violência e cultura de paz em nosso município. O gênero será carta argumentativa.
 
Os concorrentes deverão desenvolver a ideia sobre o tema em, no mínimo, 15 (quinze) e, no máximo, 30 (trinta) linhas, em papel próprio da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Cataguases a ser disponibilizado pelos organizadores. Cada escola interessada em concorrer deverá inscrever cinco redações para legitimar sua participação, não sendo permitido concorrer com número inferior.
 
Os textos que não obedecerem aos limites de linha e não corresponderem ao tema determinado neste regulamento serão desclassificados automaticamente. As redações devem ser inéditas.
 
5. DA CORREÇÃO
As redações serão corrigidas para classificação e contarão com o julgamento das professoras de Língua Portuguesa. Os critérios de correção adotados serão os previstos no item 6.
 
A redação será desclassificada caso fique constatado a não autoria, plágio, ou não elaboração pelo concorrente inscrito. As redações que ficarem entre o 1º e o 20º lugar ficarão de posse da Comissão e farão parte de uma coletânea de redações, que poderá ser publicada pela Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Cataguases.
 
6. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
As redações classificadas serão avaliadas pela equipe de Língua Portuguesa que atribuirão conceito de 1 a 10, a cada um dos quesitos abaixo:
1. Pertinência temática e adequação à proposta apresentada neste edital;
2. Coerência na argumentação apresentada;
3. Originalidade e criatividade;
4. Coesão (ligação entre as idéias, substituição, paragrafação);
5. Clareza e concisão na exposição textual;
6. Correção gramatical.
 
7. DO CRITÉRIO DE DESEMPATE
Como critério de desempate será considerada a maior nota no item pertinência temática e adequação à proposta apresentada neste edital. Persistindo o empate, serão consideradas as maiores notas obtidas, sequencialmente, nos quesitos descritos no item anterior.
 
8. DA PREMIAÇÃO
Os três primeiros colocados receberão os seguintes prêmios:
1º Lugar: 01 notebook
2º Lugar: 01 celular
3º Lugar: 01 tablet9.
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Os casos omissos serão julgados pela Comissão Organizadora, não cabendo recursos ou qualquer forma de revisão.
Na correção das redações, será considerada a norma ortográfica vigente.
 
 
Fonte: Marcelo Lopes
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!