A Psoríase, uma doença crônica da pele que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, ganha destaque neste mês de outubro como o centro das atenções na Rádio Muriaé. A fim de aumentar a conscientização sobre essa condição e fornecer informações importantes para o público, a Rádio Muriaé convidou a dermatologista Karina Agostini para falar sobre o assunto.
Durante a entrevista, Dra. Karina falou que a Psoríase é uma enfermidade não contagiosa que se manifesta através da presença de manchas róseas ou avermelhadas na pele, muitas vezes cobertas por escamas esbranquiçadas. Embora seus sintomas possam variar em gravidade, a Psoríase pode ser uma condição altamente debilitante que afeta tanto a saúde física quanto a qualidade de vida dos pacientes.
Durante sua participação, a dermatologista explicou que a Psoríase é uma doença autoimune, o que significa que o sistema imunológico do corpo ataca as células saudáveis da pele, causando inflamação e a formação das lesões características.
Ela destacou a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado, uma vez que a Psoríase não tem cura, mas os sintomas podem ser gerenciados com eficácia.
Segundo ela, toda medicação é custeada pelo SUS. Para ter acesso, basta realizar uma consulta com um profissional e pedir o encaminhamento.
Karina Agostini é especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Dermatologista do Ambulatório de Psoríase e imunobiológicos da Secretaria Municipal de Saúde de Muriaé.
Fonte: Rádio Muriaé