O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), através da Semana do Campo Limpo, realiza entre os dias 15 e 16 de outubro, de 8h às 16h, no Parque de Exposições José Ribeiro dos Reis, uma ação de devolução de embalagens vazias de agrotóxicos e sobras de agrotóxicos vencidos.
O programa tem parceria da Prefeitura de Leopoldina e o recebimento itinerante oferece uma solução para produtores de pequeno porte que enfrentam dificuldades de deslocamento para devolver embalagens vazias de defensivos agrícolas.
Essa iniciativa leva os serviços de coleta diretamente aos pequenos produtores, facilitando o cumprimento das obrigações legais e promovendo a sustentabilidade ambiental. E atenção: não é preciso apresentação de Nota Fiscal no momento da devolução.
O inpEV — entidade gestora do Sistema Campo Limpo, programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas — também recomenda que os produtores rurais devolvam essas embalagens no local indicado na nota fiscal e guardem o comprovante de devolução por um ano. Mais de 400 unidades de recebimento ligadas ao inpEV em todo o Brasil — entre centrais e postos de recebimentos — estão aptas a receberem os recipientes e com agendamento eletrônico. Há ainda a possibilidade dessa entrega ser feita nos Recebimentos Itinerantes, que ocorrem pelo menos duas vezes ao ano e visam atingir os pequenos produtores.
Sobre Sistema Campo Limpo e o inpEV
O Sistema Campo Limpo (SCL) é o programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas, que tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes, registrantes e canais de distribuição), com apoio do poder público. Cada um tem seu papel e suas atribuições definidas por legislação específica.
O Sistema reúne mais de 260 associações de revendas e cooperativas e atende cerca de 2 milhões de propriedades rurais em todo o País, de acordo com o censo agrícola de 2017.
Com mais de 20 anos de atuação, o inpEV, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é a entidade gestora do Sistema Campo Limpo, com o processo regulamentado pela Lei Federal de Agrotóxicos nº 7.802 e seu decreto regulamentador 4.074/02, alterado em 27 de outubro de 2021 pelo Decreto 10.833/2021. É uma instituição sem fins lucrativos, formada por 140 fabricantes e nove entidades representativas da indústria, distribuidores e agricultores.
Fontes> Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina , InpEV e Jornal Leopoldinense