O curso teve como objetivo incentivar a capacitação e profissionalização dos moradores do Solar Leopoldina visando estimular o desenvolvimento socioeconômico, a autonomia, o empreendedorismo e fomentando benefícios como a renda adicional, desenvolvimento da autoestima, das relações interpessoais entre as beneficiárias do empreendimento.
As aulas foram ministradas entre os dias 22 e 26 de outubro no Centro de Convivência da Terceira Idade, tendo o curso finalizado com duração de15 horas. Participaram 19 pessoas que concluíram esta etapa, dentre outras oportunidades que estão programadas com a finalidade de capacitar os moradores para a vida profissional.
Durante as aulas, a professora Fabiani Muller Santos Fortunato, ensinou os participantes a fazerem diversos tipos de salgadinhos assados e fritos. No conteúdo do curso os participantes aprenderam a fazer risólis, quibe, bolinhas de queijo, coxinha, empadinha, pastel de angú, pastel assado, bolinho de mandioca, assadinho de calabresa e de azeitona.
Além disso, o curso dispensou orientações técnicas de produção e boas práticas de higiene e sobre o desenvolvimento de competências relativas à execução do processo produtivo de salgados, como planejamento das quantidades de matérias-primas e produto final, da utilização de equipamentos e utensílios e o controle do processo de produção considerando aspectos de qualidade e normas de processos de trabalho.
A Secretária Municipal de Assistência Social, Maria do Carmo Vargas Vilas, participou da finalização do curso e parabenizou a instrutora e os alunos pela dedicação. “O objetivo do curso é que as pessoas possam desenvolver habilidades para fazer salgadinhos nas próprias casas para família e também aumentar a renda familiar”, disse a secretária acrescentando que outros cursos estão programados para acontecer em breve.
(*) Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Leopoldina/ Jornal Leopoldinense