Leopoldinense, estudante da UFJF, apresenta aos vereadores projeto de primeiros socorros
16/05/2019 05:45 em LEOPOLDINA

 

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Leopoldina, realizada na segunda-feira (13/05), o expediente “Tribuna do Povo” foi ocupada pela estudante de enfermagem da UFJF, Ana Carolina Carraro Tony, para explanar sobre o projeto de sua autoria “Primeiros socorros no ensino básico”.

Inicialmente a estudante explicou que o projeto desenvolve ações educativas, aliando a prática à necessidade de treinamento básico de primeiros socorros de professores, funcionários e alunos de escolas públicas. Segundo ela, o objetivo da visita à Câmara foi apresentar o projeto aos parlamentares e tentar viabilizar meios para trazer esta iniciativa até as escolas do município. Ana Carolina relatou que o projeto foi criado no ano passado, quando a lei 13.722/19 foi instituída após um acidente em São Paulo que culminou com a morte de uma criança por engasgo em evento promovido por uma escola. A lei torna obrigatória a capacitação de professores e funcionários de escolas sobre primeiros socorros.

A estudante salientou que o grupo de estudo do qual faz parte leva manequins para as escolas a fim de simular situações de parada cardíaca e engasgo, juntamente com as orientações sobre o que deve ser feito em cada situação.

Ana Carolina comentou que o projeto está sendo muito bem recebido nas escolas em Juiz de Fora e que gostaria muito de trazê-lo para Leopoldina, sua terra natal. Para atingir esse objetivo, ela explicou que é necessária uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Universidade Federal de Juiz de Fora. Ao final, disse que espera contar com o apoio da Câmara Municipal para viabilizar a vinda desse projeto.

Em seguida, houve manifestações de apoio dos vereadores Antônio Carlos Martins Pimentel, Elvécio de Souza Barbosa, Hélio Batista Braga de Castro, Ivan Martins Nogueira, José Augusto Cabral, José Ferraz Rodrigues e Kélvia Raquel de Souza Ribeiro Santos.

Ao final, o Sr. Presidente parabenizou a estudante e convidou os membros da Comissão de Educação para juntos dialogarem com o Executivo sobre a viabilidade de firmar a parceria com a universidade. 



Fonte> Câmara Municipal de Leopoldina/ Jornal Leopoldinense

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!