Corpo de Bombeiros registra dez queimadas em menos de 24 horas no Campo das Vertentes
18/08/2019 06:20 em REGIÃO

 

O Corpo de Bombeiros registrou dez queimadas em menos de 24 horas no Campo das Vertentes. De acordo com a corporação, o tempo seco e a falta de chuvas são os principais fatores que influenciam no aumento do número de incêndios em vegetação no inverno.

Em uma das ocorrências, no Distrito de Sá Fortes, em Barbacena, na BR-135, um incêndio atingiu uma plantação de frutas e destruiu pés de caqui, abacates e goiabas. Aos bombeiros, o agricultor informou que cerca de 200 pés de frutas foram destruídos.

Já no Bairro Monte Mário, também no município de Barbacena, o fogo se alastrou na Fazenda da Cachoeira. Outros incêndios também foram registrados no município de São João del Rei.

 

Cuidados

 

Conforme a corporação, alguns cuidados podem ser feitos para evitar um possível incêndio, como evitar limpar terrenos com fogo. Confira outras orientações:

 

  • Não deixar algo com fogo perto de áreas de vegetação;
  • Aos fumantes, evitar jogar a bagana de cigarro acesa;
  • Tenha cuidado e oriente crianças a não brincar com fogo;
  • Evite fazer queimadas urbanas e florestais sem autorização;
  • Faça aceiro para queimadas controladas em roçados;
  • Terrenos com mato devem ser capinados, nunca queimados;
  • Denúncias e chamados.

 

Crime ambiental

Queimar é crime ambiental. A Lei 9605, de 1998 prevê prisão e multa aos responsáveis. A fumaça é muito danosa à saúde, principalmente para crianças e idosos, além de prejudicar a atmosfera, por danificar a camada de ozônio. Órgãos ambientais defendem que não há necessidade de queimar, pois há alternativas corretas e legais que podem ser utilizadas.

 

 

Fonte: G-1 Zona da Mata

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!