Frente fria deixa dias chuvosos na região de Leopoldina
09/10/2021 06:21 em LEOPOLDINA

 

Uma frente fria chega às cidades da Zona da Mata e ao Campo das Vertentes nesta sexta-feira (8) e deixa o clima frio e chuvoso durante todo o feriadão de Nossa Senhora Aparecida.

 

As temperaturas máximas terão uma queda de até 16ºC em alguns municípios, em comparação à primeira semana de outubro, enquanto a umidade do ar terá aumento de cerca de 35%.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o sistema frontal é semi-estacionário e se encontra no litoral da região Sudeste, o que acaba deixando o ar mais frio e úmido em Minas Gerais.

A previsão de sexta (8) ainda é de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas nas regiões.

Já a partir de sábado (9), o céu fica encoberto e as precipitações podem ocorrer em qualquer hora do dia, com ventania de intensidade moderada a forte.

A umidade relativa do ar apresenta uma elevação muito acentuada, com mínima de 70% e máxima de 100% até terça-feira (12). Na última semana, os índices esperados eram entre 35% e 90%.

A mudança também é brusca nas temperaturas: enquanto na primeira semana de outubro as máximas variavam entre 32°C e 38ºC, o feriadão não deve registrar índices acima dos 22ºC. Nas mínimas, os termômetros chegam aos 12ºC.

Confira a previsão do tempo para o fim de semana

Dia de Nossa Senhora Aparecida
Na próxima terça-feira (12), é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida e também o Dia das Crianças. A previsão é de céu encoberto e chuvas durante todo o dia na Zona da Mata e no Campo das Vertentes.

Nas temperaturas, as cidades mais frias devem ser Barbacena e São João del Rei, com índices entre 13ºC e 16 ºC. Juiz de Fora fica bem próxima, com temperaturas entre 13ºC e 17 ºC.

Em Viçosa e Leopoldina, os termômetros vão mostrar números entre 15ºC e 17ºC.

Já Muriaé tem mínima de 14ºC e máxima de 18ºC no feriado.

Cuidados durante tempestades
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) divulgou uma série de orientações para a população em dias de tempestades, com raios e rajadas de vento, esperados durante o feriadão na Zona da Mata e no Campo das Vertentes.

De acordo com o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares, a principal recomendação é procurar abrigo imediato quando há raios.

Outra orientação é tirar da tomada todos os equipamentos elétricos durante as fortes chuvas, para evitar risco de queima: “as sobretensões podem atingir os aparelhos elétricos destas instalações ou os moradores que estiverem em contato com estas unidades, provocando o defeito no equipamento e o choque ou queimadura na pessoa”.

Soares também alertou para os fios de rede elétrica partidos, comuns em dias de tempestade por conta de quedas de árvores. A orientação é não se aproximar ou tocar no cabeamento e, se possível, não permitir que outras pessoas se aproximem também.

Em seguida, o contato deve ser feito pelo canal “Fale com a Cemig”, no telefone 116.

Dia a dia

  • Sexta-feira (8): chegada de nova frente fria. Céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Temperaturas entre 12ºC e 22ºC.
  • Sábado (9): céu encoberto e chuvas a qualquer hora do dia. Temperaturas entre 12ºC e 22ºC.
  • Domingo (10): céu encoberto e chuvas a qualquer hora do dia. Temperaturas entre 12ºC e 21ºC.
  • Segunda-feira (11): céu encoberto e chuvas a qualquer hora do dia. Temperaturas entre 12ºC e 18ºC.
  • Terça-feira (12): Dia de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças. Céu encoberto e chuvas a qualquer hora do dia. Temperaturas entre 13ºC e 18ºC.

Fonte: G1 Zona da Mata / Jornal O Vigilante

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!