Zona de Convergência do Atlântico Sul atua em Minas e traz chuva para o estado neste domingo
20/02/2022 06:20 em REGIÃO

 

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) continua atuando em Minas Gerais, e deixa o tempo nublado e chuvoso em grande parte de Minas Gerais, neste domingo.

O que é o fenômeno 

A ZCAS é o principal sistema meteorológico do verão no Brasil, responsável por um período prolongado de chuva frequente e volumosa sobre parte das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. 

Segundo o Climatempo, só neste verão, que começou no dia 21 de dezembro de 2021, já foram registrados cinco episódios de ZCAS sobre o país. E o que explica a maior quantidade desses eventos é a temperatura da água do Atlântico que está abaixo do normal, entre a costa do Sul e do Sudeste. Isso gera uma circulação de ventos que injeta mais umidade do mar para o continente.

De acordo com o 5º Distrito de Meteorologia do INMET, nas regiões Centro-Norte e Leste, as condições climáticas são favoráveis para chuva ao longo do dia. Nas demais regiões do estado, momentos de mormaço ou abertura favorecem a ocorrência de pancadas de chuva isoladas. 

Alertas

O INMET alerta que há possibilidade de chuvas intensas, entre 30 e 60 mm/h ou 50
a 100 mm/dia, acompanhadas de rajadas de vento ocasionais que podem variar entre 60 a 100 km/h, nas regiões Noroeste, Central Mineira, Metropolitana, Zona da Mata e Rio Doce. O alerta vale até às 10h deste domingo (20).

Nas demais regiões do estado, a previsão é de chuvas intensas, entre 20 e 30 mm/h ou
até 50 mm/dia, acompanhadas de rajadas de vento ocasionais, de 40 a 60 km/h, também até às 10h de domingo.

Fonte: Hoje em Dia

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!