Projeto Nossa Energia retorna em março com orientações de redução de consumo de energia
21/02/2022 15:10 em REGIÃO

 

Os municípios visitados estão na área de concessão da empresa em Minas, dentre eles Leopoldina.

Alunos que visitarem o veículo conhecerão detalhes sobre a energia elétrica e seu uso eficiente, seus riscos e como ela chega até às residências desde quando é gerada.

Estará de volta no mês de março o projeto Nossa Energia, realizado pela Energisa Minas Gerais e conhecido há 10 anos pela população atendida pela empresa no estado. Nos próximos dois anos a iniciativa tem a perspectiva de percorrer com a Unidade Móvel Eficiente as escolas públicas dos 66 municípios da área de concessão da Energisa em Minas, entre eles Leopoldina. Os alunos que visitarem o veículo conhecerão detalhes sobre a energia elétrica e seu uso eficiente, seus riscos e como ela chega até às residências desde quando é gerada.

Totalmente reformulada para se tornar ainda mais interativa, a Unidade Móvel Eficiente foi apresentada em primeira-mão à Reportagem do Jornal O Vigilante Online no final de 2021, pelo gerente de Serviços Comerciais da Energisa, Luciano Lima (foto abaixo). “As crianças e adolescentes aprendem muito fácil e depois compartilham as informações com os pais, parentes e amigos”, declarou Luciano.

No interior da Unidade Móvel Eficiente os visitantes verão vários painéis interativos, um deles reproduzindo uma casa com todos os seus eletrodomésticos e equipamentos, que ao serem ligados mostram qual é o seu consumo e a demanda de energia. Também é mostrada ao público a evolução das lâmpadas e sua relação de economia entre as incandescentes, fluorescentes e LED. As lâmpadas LEDs, além de serem mais econômicas, duram mais tempo.

Neste momento em que ainda é preciso economizar no valor pago na conta de energia elétrica, em função das altas temperaturas, que tal conferir algumas dicas nesse sentido? A pandemia da Covid-19 também levou as pessoas a mudarem seus hábitos e evitarem aglomerações. Estudar e trabalhar no ambiente residencial passou a fazer parte da realidade do dia a dia das populações.

Ao apresentarmos esses temas ao Luciano Lima, ele explica que é importante que a população fique atenta com o consumo de energia, use os equipamentos de maneira racional, principalmente aqueles que são considerados ‘os vilões’ do consumo como chuveiro elétrico, ferro elétrico, ar-condicionado, geladeira. “Juntamente com as temperaturas mais altas observadas nos últimos meses e o inevitável abre e fecha de geladeira, ar-condicionado e ventiladores ligados em vários ambientes para amenizar o calor, tudo isso pode influenciar no consumo da energia elétrica e consequentemente, no valor da conta de energia”, acrescentou.

Outro aspecto importante relacionado à energia elétrica é a segurança, especialmente nessa época do ano onde as chuvas se acentuaram. A Reportagem visitou o Centro de Operações Integrado (COI) da Energisa Minas Gerais, em Cataguases, onde o gerente de Operações, Anderson Rabelo, destacou os cuidados que a população deve ter com a energia elétrica.

Durante a ocorrência de uma tempestade: Não fique em áreas descampadas e evite se proteger debaixo das árvores, devido à maior incidência de descargas atmosféricas.

Se o tempo estiver virando para chuva, evite trabalhar em telhados, instalar antenas, lembrando que as descargas atmosféricas podem incidir na rede elétrica, mas também na rede de telefonia, na antena de TV, o que pode levar a descarga atmosférica para dentro das casas.

Tire os aparelhos da tomada e deixe os equipamentos desconectados, por exemplo, os aparelhos celulares que às vezes ficam na mão, ligado na tomada, dentre outros equipamentos.

Outra importante recomendação feita pelo gerente de Operações da Energisa é, que seja na cidade ou na área rural, ao encontrar algum poste caído, algum fio partido ou algo assim, nunca se aproxime.

Em caso de colisão de veículo em um poste que provoque a queda do poste e rompimento de fios, quem estiver dentro do carro deve permanecer no interior do veículo até que a equipe da Energisa chegue e avalie se existe algum risco e desligue a rede, se for o caso”, explicou Rabelo.

Pique de energia
O chamado pique de energia, que ocorre quando a energia desliga e religa novamente, é uma característica de evolução do sistema elétrico, de acordo com o Gerente de Operações da Energisa. Nem sempre é uma interrupção do fornecimento de energia e sim um mecanismo de proteção, ajudando a eliminar curtos-circuitos, provocados, por exemplo, por descargas atmosféricas, pássaro na rede ou contato de pipa e galhos de árvores com as redes, ocorrências comuns nas áreas rurais.

Também podem acontecer os chamados defeitos permanentes, quando por exemplo um cabo se rompe, uma árvore cai sobre a rede causando a queda de um poste ou um vendaval projeta um telhado na rede. É o caso de uma queda de barreira ou de árvores que derrubam postes em ruas e rodovias.

Atualmente, a Energisa disponibiliza canais de comunicação 24 horas para todos os clientes, principalmente pelos canais digitais, uma forma mais fácil dos clientes entrarem em contato com a empresa. Confira:

• Através do aplicativo para celular Energisa On, que é muito simples de ser baixado e muito fácil de usar, o cliente pode abrir diversas solicitações.
• Através do WhatsApp, a Energisa apresenta sua atendente virtual: Gisa, uma maneira muito fácil de entrar em contato com a empresa através de mensagens via WhatsApp. Seu número de contato é (32) 9 8426-1352. Precisou, entre em contato.
• O Call Center realiza atendimentos telefônicos pelo 0800 032 0196.
• O Site da Energisa é o www.energisa.com.br

O Vigilante Online

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!