Circuito Serras e Cachoeiras recebe certificado do Mapa do Turismo Brasileiro
01/04/2022 15:32 em REGIÃO

 

A regionalização do turismo vem ganhando cada vez mais força, o Estado de Minas Gerais, através da Secult – Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, também instituiu seu programa de regionalização do turismo, codificado nas várias Instâncias de Governança Regionais, entre elas o Circuito Turístico Serras e Cachoeiras.

A regionalização do turismo reflete, na prática, o incentivo na formação de regionais que abarquem municípios com características turísticas similares ou complementares, unindo-se no intuito de organizar a gestão e promover a diversificação e maior competitividade turística.

Receber o certificado de município pertencente ao Mapa do Turismo Brasileiro é necessário para que o município participe da política nacional de turismo, sendo beneficiado por ações do MTur, ou mesmo pleitear recursos junto ao órgão.

Se o município não estiver oficialmente no Mapa, ficará impossibilitado de participar dos benefícios da política do MTur. O Mapa do Turismo Brasileiro é dividido em Macrorregiões, Estados, Regiões Turísticas e municípios.

Junto com o município e a IGR é certificado também o COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, órgão responsável pela gestão do FUMTUR – Fundo Municipal de Turismo. O Mapa do Turismo Brasileiro 2022-2023 foi regulamentado pela Portaria MTUR Nº 4, de 21 de janeiro de 2022.

O Ministério do Turismo emitiu os certificados digitais dos municípios de Argirita, Astolfo Dutra, Além Paraíba, Cataguases, Dona Euzébia, Guidoval, Itamarati de Minas, Laranjal, Leopoldina, Recreio, Piraúba, Rodeiro, Volta Grande, Santana de Cataguases, Estrela Dalva, Santo Antônio do Aventureiro e São Sebastião da Vargem Alegre.

A certificação é uma maneira de comprovar que o município está inserido no Mapa do Turismo e faz parte dos principais destinos brasileiros que trabalham o Turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de empregos e renda.

Uma das vantagens de se obter o documento diz respeito à priorização de investimentos federais destinados ao turismo.

Por Cristiano Fófano e O Vigilante

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!