PSDB rompe com Zema e anuncia candidato próprio ao governo de Minas
05/05/2022 05:36 em REGIÃO

 

O PSDB decidiu nesta quarta-feira (4) que terá candidato próprio para disputar o governo de Minas nas próximas eleições. O nome mais provável para encabeçar a chapa é o do ex-deputado federal Marcus Pestana, enquanto o atual vice-governador, Paulo Brant, que trocou o Novo pelo PSDB em 2020, sairia candidato ao Senado. A vaga de vice-governador na chapa, por enquanto, seria ocupada por alguma agremiação aliada.

De acordo com Pestana, a decisão de lançar candidatura própria foi tomada por causa do legado da sigla em Minas. “O PSDB tem história em Minas Gerais, tem quadro e ideias. Somos, junto com o MDB, o partido com maior número de prefeitos e vereadores em Minas Gerais. Ocupamos o governo de Minas por 16 anos dos nossos 33 anos de existência, ou seja, metade da nossa existência, e nenhum partido tem o legado que nós temos”, disse Pestana.

A candidatura própria do PSDB representa um rompimento com o governo Romeu Zema (Novo), após crescente desgaste na relação entre as duas forças políticas. Eleito pelo Novo, Paulo Brant se desligou da agremiação em março de 2020, insatisfeito com a forma como o partido conduzia as articulações com a Assembleia Legislativa.

Neste ano, PSDB e Novo chegaram a ensaiar uma aliança, mas o apoio à reeleição de Zema estava condicionado à participação na chapa majoritária. Com a indefinição de Zema, a tese de candidatura própria acabou alçando voo.

“A gente não impõe nada; as conversas estão sendo feitas. Nós temos uma ampla história, um peso e um legado que nenhuma das outras candidaturas colocadas têm”, resumiu Pestana.

A partir de agora, o PSDB pretende procurar outras legendas em Minas para buscar apoio. Pestana citou que os tucanos pretendem se reunir com pelo menos outras quatro siglas: União Brasil, PDT, Avante e Podemos. Ele disse que as tratativas serão coordenadas pelo presidente do partido em Minas, deputado federal Paulo Abi-Ackel, ainda neste mês de maio.

Caso se confirme, a candidatura tucana será a sétima a entrar na corrida pela sucessão de Zema. Até então, são pré-candidatos, além do próprio governador de Minas, o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), o senador Carlos Viana (PL), o ex-deputado federal Miguel Corrêa Júnior (PDT), a professora Lorene Figueiredo (PSOL) e a doula Renata Regina (PCB).

Fonte: Hoje em Dia

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!