Manutenção programada na rede elétrica beneficia os clientes
22/09/2022 14:46 em REGIÃO

 

Diversão com jogos eletrônicos, assistir ao jogo do seu time, facilidade com aparelhos eletrodomésticos, uma água gelada, ventilador ligado: são alguns dos benefícios da energia elétrica. Mas, para isso, é preciso manter a rede elétrica em bom estado.
Por isso, a Energisa realiza investimentos em ações programadas de manutenção na rede elétrica como forma de garantir o fornecimento de energia de qualidade. Somente este ano, de janeiro a agosto, foram substituídas mais de 2 mil cruzetas e cerca de 3.500 estruturas foram vistoriadas para substituição de equipamento na área de concessão da Energisa em Minas Gerais, o que contribui para a melhoria do serviço fornecido e reduz a incidência de ocorrências de falta energia.

Para realizar essas manutenções, a equipe técnica especializada utiliza ferramentas e métodos de trabalho avançados que em muitos casos permitem realizar o serviço sem desligar a rede elétrica. Para isso, eletricistas que trabalham com a linha energizada recebem treinamentos especiais e utilizam equipamentos de proteção individual específicos para esse tipo de trabalho.

Mas a Energisa não consegue utilizar essas técnicas e equipamentos em todas as manutenções, sendo necessário realizar o desligamento da rede, por questões de segurança, em dias e horários programados. “Mas sempre avisamos aos consumidores com antecedência mínima de 72 horas. E um diferencial da nossa empresa em Minas é que também avisamos por SMS os clientes que têm cadastro de celular conosco”. explica o gerente de Construção e Manutenção da Distribuição da Energisa, Anderson Rabelo.

Rabelo explica ainda que, mesmo quando não é possível abrir mão do desligamento programado, a Energisa busca recursos para minimizar os impactos. “É o caso do Mega Jumper, que é um dispositivo que permite isolar o trecho onde será realizada a obra e reduzir o número de clientes que precisaremos desligar. Outra solução são os geradores móveis; somente este ano, eles foram utilizados em mais de 30 obras programadas”, explicou.

E quando o cliente não é avisado? Em algumas situações o sistema de energia pode ser interrompido por um desligamento emergencial, muitas vezes causado por ações climáticas, objetos na rede ou acidentes de trânsito. Nesses casos, é preciso atuar de forma rápida e não há tempo hábil para informar os clientes sobre a necessidade de desligamento da rede. “Nessas situações, tentamos realizar o reparo no menor tempo possível, porém, adotando todas as medidas de segurança para preservar tantos os profissionais quantos os clientes. Para isso, usamos tecnologias e equipamentos que ajudam a reduzir o tempo do serviço”, diz Rabelo.

Fonte e foto: Energisa Minas Gerais e Marcelo Lopes

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!