Prefeitura de Pouso Alegre confirma morte de jovem de 21 anos por varíola dos macacos
10/10/2022 05:03 em REGIÃO

 

A Prefeitura de Pouso Alegre, no Sul de Minas, acaba de comunicar a morte de um paciente de 21 anos, do sexo masculino, por varíola dos macacos (Monkeypox). Ele tinha comorbidades e faleceu na manhã deste domingo (9) no Hospital das Clínicas Samuel Libânio, onde estava internado desde 11 de setembro.

Atualmente, Pouso Alegre registra quatro casos confirmados, um deles o paciente que morreu, e os demais se encontram em isolamento domiciliar. Há ainda um caso em análise e 45 descartados.

A reportagem do Hoje em Dia procurou a Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) que informou que "aguarda informações do hospital de Pouso Alegre para se pronunciar sobre o assunto".

Essa é a segunda morte no Estado por causa da varíola dos macacos. Em 28 de julho, a SES-MG confirmou o falecimento de um homem de 41 anos, que morava em Belo Horizonte e era natural de Pará de Minas, no Centro do Estado.

De acordo com a secretaria, o paciente apresentava baixa imunidade, além de comorbidades, incluindo linfoma (câncer no sistema linfático), que levaram ao agravamento clínico. O homem estava internado em hospital público de BH sob cuidados intensivos. A causa da morte foi apontada como choque séptico, agravada pela infecção do vírus Monkeypox.

Dados do boletim epidemiológico da SES-MG divulgado na última sexta-feira (7) mostram que existem 523 casos de varíola dos macacos confirmados por exames laboratoriais em Minas. Outros 308 são considerados suspeitos e 1.546 foram descartados.

Já o levantamento do Ministério da Saúde também divulgado na sexta aponta que já foram confirmados 8.340 casos de varíola dos macacos no Brasil, além de 4.586 suspeitos.

Fonte: Hoje em Dia

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!