JF tem oito casos e duas mortes por meningite este ano
10/10/2022 05:14 em REGIÃO

 

Transcorridos três dos quatro trimestres de 2022, Juiz de Fora registrou oito casos de meningite e dois óbitos causados pela doença até então. Os números informados pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) indicam que a cidade não possui a mesma tendência de alta pela qual passa Minas Gerais, estado que já ultrapassou, neste ano, o número de registros da enfermidade constatados em todo o ano de 2021. A vacinação contra agentes causadores da meningite estão incluídas na campanha de multivacinação realizada nacionalmente até o próximo dia 21.

De acordo com os dados da pasta municipal, os números deste ano são idênticos aos registrados em 2021, quando foram confirmados oito casos e dois óbitos. Em 2020, foram 13 casos e um óbito e, em 2019, foram 22 casos e oito mortes. As informações passadas pela PJF destoam levemente de dados passados pela Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS/JF) à reportagem, órgão que informou o registro de sete casos e um óbito em 2022, seguindo números extraídos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Net).

Já em Minas Gerais, os números apontam para um agravamento da situação neste ano. Apenas no primeiro semestre de 2022, o estado registrou 465 casos de meningite, superando os 459 registros de todo o ano de 2021. Até junho, 71 pessoas haviam morrido por conta da doença no estado, enquanto, no ano passado, foram 51 óbitos.

Campanha de vacinação prorrogada

A vacinação contra a meningite foi ampliada pelo Ministério da Saúde neste ano por conta de surtos da doença registrados nos últimos meses. Com isso, adolescentes e adultos jovens podem buscar as vacinas nas unidades de saúde. Além deles, a vacina pode ser tomada por bebês de 6 semanas até crianças de 5 anos de idade.

Em nota, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informou que as vacinas pentavalente, meningo C e pneumo10, que combatem alguns agentes causadores da meningite, são ofertadas no grupo de imunizantes de rotina como parte do Calendário Básico de Vacinação nos primeiros anos de vida das crianças. A meningo ACWY, que previne outros tipos da doença, é ofertada para jovens entre 11 e 14 anos. “Além disso, uma dose da vacina meningo C foi indicada de maneira temporária e excepcional aos trabalhadores de saúde”, afirma a Secretaria de Saúde. A Prefeitura informa que tem desenvolvido estratégias para melhorar as coberturas vacinais na cidade, prevenindo a ocorrência de casos de doenças preveníveis.

A SRS-JF, por sua vez, lembra que a Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação foi prorrogada até o dia 21 de outubro. Os imunizantes são aplicados em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que realizam a vacinação de rotina, de 8h a 10h30 e de 13h a 16h, e no Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente (DSCA), entre 8h e 14h. A multivacinação tem o intuito de atualizar o cartão vacinal das crianças e dos adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias, com a aplicação de diversos imunizantes que estiverem em falta na carteira de cada criança e adolescente.

O que é meningite

A meningite é uma infecção das membranas que recobrem o cérebro  – as meninges -, que afeta toda a região e dificulta o transporte de oxigênio às células do corpo. A doença provoca sintomas como dor de cabeça e na nuca, rigidez no pescoço, febre e vômito. Em crianças e adolescentes pode evoluir rapidamente, causando gangrena dos pés, mãos, pernas e braços.

Fonte: Tribuna de Minas

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!