Estado assume liderança nacional na produção de energia solar
19/10/2022 15:08 em REGIÃO

 

Minas ostenta mais um título nacional na geração de energia solar. O Estado conquistou, em setembro, o posto de principal polo de geração desse tipo de energia no Brasil, segundo a Agência Naconal de Energia Elétrica (Aneel). Além de estar à frente na geração distribuída há alguns anos, agora o Estado é líder na produção de energia fotovoltaica no modalidade geração centralizada, que leva em consideração os grandes complexos geradores solares.

A geração distribuída são as pequenas unidades geradoras de energia instaladas em casas, empresas e condomínios, de até 5 mw. Mas a liderança de Minas deve ser ampliada significativamente. Grandes projetos continuam sendo anunciados todos os meses, colocando o Estado no caminho para se tornar um dos polos mundiais de produção de energia limpa.

Segundo levantamento mensal da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), Minas possui um potencial de geração centralizada de cerca de 28 gw, considerando as usinas em operação, em construção e já outorgadas, cerca de 40% do país. Esse volume é maior do que o dos quatro outros estados brasileiros com maior potencial (Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte e Ceará), somados.

“Este governo está se esforçando para criar o máximo de oportunidades para atrair investimentos de todos os portes neste setor, consolidar a cadeia em torno da energia limpa, gerando renda e desenvolvimento com sustentabilidade para nosso Estado”, afirma o presidente da Invest Minas, João Paulo Braga.

Norte de Minas
A região Norte do Estado é um dos principais focos de investimentos, pois possui condições ideais para implantação das usinas, com sol durante todo o ano. O mais recente foi anunciado pelas empresas Sul Americana de Metais (SAM) e a CGN Brasil Energia. A mineradora e a especialista em geração de energia assinaram uma parceria para a construção de um parque fotovoltaico na região do semiárido mineiro, com investimento de cerca de R$ 3 bilhões.

O complexo terá a capacidade de geração de 800 MW e será inicialmente dedicado a abastecer um dos projetos da SAM, o Bloco 8. A previsão da empresa é a de que, em cinco anos, essa planta será mantida 100% com energia renovável. O projeto deve ser iniciado em 2024, com expectativa de geração de 2,5 mil empregos diretos no pico da obra.

“Ficamos muito contentes com a assinatura do documento com o governo de Minas e a CGN Brasil. Nossos investimentos em energias renováveis reforçam o compromisso da SAM com a sustentabilidade. Além disso, fazem parte de um plano mais amplo para contribuir com a atração de investimentos e a diversificação de negócios na região Norte de Minas. O projeto Bloco 8 vem se firmando como uma plataforma de desenvolvimento regional”, celebra o CEO da SAM, Jin Yongshi.

“A CGN é a sexta maior produtora de energia renovável do Brasil. Além disso, projetos renováveis de grande porte são parte fundamental do negócio da CGN Brasil e estão em linha com o plano estratégico de crescimento da empresa. Uma vez iniciado o projeto, será construída uma ou mais plantas de energia renovável para atender a demanda do Projeto Bloco 8. Além disso, assinamos um protocolo para que as plantas sejam localizadas no Norte de Minas Gerais, para atender a região como um todo”, afirma Silvia Helena Carvalho Vieira da Rocha, Chief Compliance Officer da CGN Brasil.

Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, o novo projeto vai gerar ainda mais oportunidades para o Norte de Minas, uma das regiões mais carentes de grandes investimentos em Minas. 

“Selamos uma importante união de esforços entre governo, SAM e CGN, que logra não somente um valioso investimento para a região, mas também uma perspectiva de melhoria da economia local, com geração de emprego e renda para a população. Além disso, é uma enorme conquista atrair empresas com responsabilidade social e ambiental, que compactuam com as diretrizes assumidas pelo governo de Minas na Campanha Global Race to Zero, focada em descarbonização”, disse.

Mais plantas
Esse não foi o único projeto fotovoltaico de grande porte anunciado neste ano, com o auxílio do governo de Minas. A gigante multinacional Shell Energy assinou em maio um protocolo de intenções em que prevê o investimento de R$ 7 bilhões na construção de usinas solares nas cidades de Corinto, região Central, Arinos e Brasilândia de Minas, no Noroeste, e Janaúba e Várzea da Palma, no Norte do Estado.

Os complexos, somados, terão capacidade de geração de 2,4 GW, o que seria suficiente para dobrar a atual capacidade do Estado, somando as gerações centralizada e distribuída.

*Com informações da Agência Minas e Jornal Hoje em Dia

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!